sexta-feira, 21 de maio de 2010

AS CINCO FASES DA CODEPENDENCIA, por Alcides de Souza


A  lei nº 6.368 Artigo 10 diz "O  Tratamento sob regime de Internação Hospitalar será obrigatório quando o quadro clínico do dependente ou a natureza de suas manifestações psicopatológicas assim o exigirem". Por isso, nestes casos, o melhor no tratamento para seu familiar é uma programação terapêutica inédita, profissionais capacitadas, a fim de ajudar a devolver a sanidade ao dependente,  procurando incentivá-lo a permanecer e  aceitar o  tratamento. Este internamento involuntário esta  amparado na Lei nº10216  de 6/04/2001  Anvisa. O  importante é salvar a vida, não deixe para depois, amanhã pode ser tarde demais. Então os familiares podem internar o paciente sem o consentimento deste, para poder ajudá-lo.

AS  CINCO FASES DA  CODEPENDENCIA
Alcides de Souza 

As  5 Fases da Co-Dependencia, com a Palavra do Psicoterapeuta.

É incrível o quanto a vida pode nos ensinar. Quanto mais vivemos mais aprendemos. Não abstante  muitos viverem a reclamar de suas
situações presentes, não há nenhuma pessoa, cuja saúde mental esteja perfeita, que seja um candidato a morrer neste instante. Isso significa que, apesar das dores, a vida é extremamente maravilhosa, principalmente por ser ela a essência de Deus em nós.

É exatamente esta essência que não queremos nem podemos perder, pois é ela que nos dá o desejo de permanecermos aqui neste pequeno lapso de tempo que nos é dado. Gwendolyn Brooks escreveu: “viva intensamente cada instante. Logo ele se vai. E , seja dor ou  riqueza, não voltara outra vez em idêntico disfarce” Uma coisa porém não podemos negar a vida é uma vida de dores, nascemos e vivemos sob o “signo” da dor, as vezes muito mais de alma física, e se tem algo com o qual não sabemos conviver é com a dor, sempre que a sentimos queremos nos livrar Dela imediatamente, é a síndrome do  “doril”, do  alívio imediato, mas quase sempre a dor tem um início, um ápice( quando a dor se aprofunda intensamente ), para então chegar ao fim.

O relacionamento entre a família e o dependente é uma relação extremamente dolorosa. A família sente as dores do  fracasso, da vergonha e do  preconceito. Sente-se as vezes traída por quem eles amarem intensamente, se sua parte o dependente sente as mesmas dores. E ambos buscam um meio eficaz de fugir desta. 

A primeira fuga da família vem através da negação, ela tem certeza que todos os  filhos dos vizinhos tem problemas menos o seu, ( cuidado as vezes o melhor jeito é conseguir um inimigo é dizendo aos pais que seu filho esta com problemas de envolvimento com drogas); superada a fase da negação e a realidade vindo à tona refugiam-se então no  “circo” do  desespero, afinal eles poderiam imaginar tudo menos ter um filho dependente de drogas. Na fase a tendência por parte da família é de agressividade e muitas cobranças.

A fase seguinte é a barganha. Tentam de tudo para mostrar ao filho que são os  melhores pais do  mundo, oferecem normalmente o que poderiam cumprir, como viagens (de preferência para outros estados ou até mesmos fora do  país), carro, dinheiro, mudam o filho de escola, etc.

Quando nada disso adianta e infelizmente é o que normalmente acontece, vem então a terceira fase que é a da depressão. Uma angustia muito profunda, muitas emoções negativas, uma fase que atinge em cheio o dependente e pode causar certa descompensação levando o adicto a pensar na possibilidade de tratamento ou  o que é mais provável levá-lo ainda mais para o fundo do  poço.

A ira pode se manifestar de duas maneiras. A primeira é que podemos estar com muita raiva sem o saber. Os  pais as vezes ficam profundamente ressentidos com os filhos, mas disfarçam esse ressentimento dando-lhes carinho excessivo e agindo com uma sensatez disciplinada. Afirmação do  tipo: “nós o amamos como você é”pode na realidade esconder decepção e raiva.

O outro aspecto é: como os pais acham que já fizeram tudo que lhes era possível, partem então para liberar sua agressividade contra o dependente químico. Lembro-me de um jovem de 19 anos que chegou em nosso escritório para o Tratamento com vários pontos cirúrgicos na cabeça, por ter levado uma pancada de seu pai com um pedaço de caibro.

Somente quando a família percebe que nada disso resolve é que vem a ultima fase que é a da aceitação. Este é o momento do  Tratamento para o dependente e família. É quando conseguimos encarar o adicto como doente e a dependência como uma doença e paremos de vê-los como um delinqüente como também a nossa sociedade o vê.  Entender sua condição e necessidade de ajuda, para sair desta e, principalmente, entender que ele entrou nessa, não por que a família é pior ou  melhor, mas sim, porque ele quis esta condição de adicto. De  uma forma ou outra foi ele quem procurou e isto por um motivo muito simples ele também necessita de alivio para suas dores e foi na droga que ele alcançou seu alvo. Numa sociedade adicta e de soluções prontas como a que vivemos, a droga seja legal ou  ilegal, será cada vez  mais uma necessidade de cada um de nós.

É certo que Deus não se agrada com nosso sofrimento, nem quer que vivemos a sofrer, mas desde que o ser humano entrou nessa
decadência; reafirmo, a vida tornou-se em dor e qualquer busca por alivio imediato será apenas um paliativo às vezes perigoso e inconseqüente. Mas não tenha dúvidas que sua dor está chegando ao fim, pelo menos no  que diz  respeito à dor da dependência, basta você saber fazer o adicto assumir suas responsabilidades e nós como família aceitar a dependência como uma doença a as drogas como uma ocorrência, infelizmente, normal em nossa sociedade atual. E, acima de tudo, aprender a VIVER  E DEIXAR VIVER.

E nós da Central de Internações entendemos que é necessária a família agir o mais rápido possível, muitos dizem; vou  esperar ele (a)
usar novamente, ou  entrar em crise, para tomar a decisão de internação, meu conselho, não espere, pode ser tarde demais, a Internação Representa uma nova chance de Vida ao usuário.
A lei  nº 6.368 Artigo 10 diz  “O Tratamento sob regime de Internação
Hospitalar será obrigatório quando o quadro clínico do  dependente ou  a natureza de suas manifestações psicopatológicas assim o exigirem”.
Por isso é que colocamos o que é de melhor no  Tratamento para seu familiar, uma programação terapêutica inédita, profissionais
capacitadas, a fim  de ajudar a devolver a sanidade ao dependente, procurando incentivá-lo a permanecer e aceitar o Tratamento.
Mas você pode dizer: ele não aceita ser internado; o que faço? Ligue para nós, vamos buscá-lo, você pergunta, mas tem Lei que permite isto?...Sim, Lei nº10216 de 6/04/2001 Anvisa, estamos prontos para
ajudar,nossa missão é esta Salvar Vidas,não deixe para depois,amanha pode ser tarde demais.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...