terça-feira, 25 de maio de 2010

GHB, Rohypnol, Anabolizantes, Ecstasy, Crack, Álcool


OUTRAS DROGAS:
Álcool

Considerado uma droga psicotrópica, o álcool é consumido em bebidas comercializadas legalmente e é a substância entorpecente mais utilizada em todo o país. Ele provoca sensações de relaxamento e euforia, diminui a inibição e compromete a coordenação motora e a capacidade de julgamento. As mulheres costumam ficar embriagadas mais rapidamente porque o álcool é metabolizado por elas de forma mais fácil. O consumo contínuo de álcool traz conseqüências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, especialmente o estômago, o fígado, o coração e o cérebro. O álcool está intimamente ligado ao aparecimento de cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas. A overdose alcoólica produz dificuldade respiratória, perda de temperatura e de pulsação, palidez, coma e pode levar à morte. Além disso, o abuso de álcool está relacionado a muitos acidentes graves no trânsito.

Cocaína

A cocaína é um estimulante sintetizado em laboratório, e sua matéria-prima é a folha do arbusto Erytroxylon coca. Ela age na comunicação entre os neurônios, prolongando a ação de outra substância, a dopamina. A cocaína pode ser consumida de várias maneiras, mas a mais comum é aspirando-a, já que normalmente ela se apresenta sob forma de pó. Essa droga produz sensação de prazer e intenso aumento de energia e de autoconfiança. O efeito dura de 20 a 30 minutos e é seguido de irritabilidade, cansaço e depressão. O uso em altas doses pode provocar alucinações, extrema agitação, paranóia e agressividade. A quinina, uma substância que pode estar misturada à cocaína, pode levar à cegueira irreversível. Mesmo o uso moderado dessa droga é perigoso devido ao alto risco de falência do coração que ela oferece. Infecções sangüínea, pulmonar e coronária também estão na lista de conseqüências do uso contínuo da cocaína.

Crack

O crack tem o aspecto de uma pequena pedra de sabão cristalina e é processado por meio do aquecimento do pó da cocaína juntamente com amônia, bicarbonato de sódio e água. Normalmente, o usuário fuma essa droga em pequenos cachimbos de metal ou vidro, mas ela também pode ser derretida e injetada. O crack tem alto poder de viciar. Ele produz “viagens” muito intensas e rápidas, de aproximadamente dez minutos, que são seguidas de depressão profunda. Por causa da rapidez de seu efeito, o usuário consome novas doses para voltar a sentir euforia e sair do estado depressivo. O uso constante dessa droga provoca agressividade, comportamento paranóico, depressão, alucinações e, em pouco tempo, pode causar parada cardíaca e morte.

Ecstasy

Conhecido como “droga do amor”, o ecstasy tem como princípio ativo o metilenodioxidometaanfetamina (MDMA), uma droga sintética ilegal que atua tanto como estimulante quanto como alucinógeno e é distribuída em pílulas. Por agir no cérebro aumentando as concentrações de dopamina — que alivia as dores — e serotonina — que está ligada à sensação de humor —, o “E”, como também é conhecido, provoca euforia, aumento de energia, empatia, aumento da sensibilidade tátil e distorções sensoriais de tempo e espaço. Os efeitos dessa droga são sentidos entre 30 minutos e 1 hora após o uso e podem durar de quatro a seis horas. Os efeitos colaterais incluem espasmo do maxilar, náuseas, cólicas, visão embaçada, paranóia, depressão e reações musculares, como câimbras. O maior perigo dessa droga é o aumento da temperatura do corpo, que causa febre alta e desidratação, o que pode resultar em ataque cardíaco e falência do fígado e dos rins.

Esteróides anabolizantes

Esteróides anabolizantes são hormônios, encontrados em tabletes ou na forma de líquido, que geralmente são utilizados por atletas para aumentar a massa muscular, a força ou a resistência. Depois de apenas algumas semanas de uso contínuo, os usuários podem sentir euforia e aumento de energia e se tornar agressivos e mais competitivos. Os esteróides causam sérias modificações nas funções corporais, produzindo efeitos perigosos, que incluem aumento da pressão arterial, doenças no coração, tumores no fígado e ataque cardíaco. Os homens podem ficar impotentes, sofrer diminuição dos testículos e queda de cabelo e até desenvolver seios. As mulheres podem ter crescimento de barba, mudanças na voz e alterações no ciclo menstrual. Os usuários que param de tomar esteróides depois de muito tempo de uso também podem sofrer de depressão, insônia e fadiga.

Flunitrazepan ou Rohypnol

O Flunitrazepan ou Rohypnol é um sedativo utilizado no tratamento de distúrbios do sono. Ele não possui gosto ou odor quando é diluído em algum líquido. Essa droga causa sonolência e sensação de “bebedeira”, que podem durar até oito horas. Outros efeitos são falta de memória, náuseas, pesadelos e dificuldade para falar. Por isso, ela é conhecida nos EUA e na Grã-bretanha como date rape drug, ou “droga do estupro”. Como o Rohypnol causa dificuldades de respiração, o uso pode ser fatal, especialmente se ele for misturado ao álcool.

GHB

Conhecido como ecstasy líquido, o GHB é sedativo e esteróide anabolizante. Ele foi criado como anestésico para uso hospitalar nos anos 60. Vinte anos depois, essa substância voltou a ser consumida como um anabolizante ilegal, graças a seu poder de aumentar os músculos e proporcionar a queima de gordura. Normalmente, o GHB é encontrado como pó ou já misturado à água e não tem cheiro e quase nenhum gosto (sendo também é conhecida como “droga do estupro”). Em baixas doses, provoca relaxamento, mas também interfere na fala e na coordenação motora. Em altas doses, causa náuseas e vômitos. O GHB induz ao sono e, em combinação com outras drogas, principalmente o álcool, pode resultar em coma ou morte.

Crédito do site Educacional: VISITE o SITE: http://www.educacional.com.br/especiais/drogas/glossario.asp

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...