segunda-feira, 24 de maio de 2010

Omissão e paliativos não resolvem


FALTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

É imperativo cuidar da saúde da sociedade como um todo. É necessário mudar sistema educacional, aperfeiçoando-o. O professor precisa ter sua autoridade restituida, o que não significa autoritarismo. 
O Brasil precisa ter uma política habitacional séria... A Nação está se favelizando, e o contraste entre os ricos e pobres é profundo.
A ganância e o apetite voraz dos banqueiros, industriais, latifundiários precisam de uma revisão. Esta gente é indiferente e só pensa no “venha nós” e ao “nosso reino nada”. Tem que se endurecer com este segmento social que nos domina a todos. 
Enquanto não forem solucionados os problemas sociais mais graves, enquanto existirem excluídos, enquanto o cidadão pobre não tiver oportunidade para viver condignamente, não estaremos ajudando em nada a evitar que a epidemia das drogas se alastre.
O filho do grande empresário, do grande industrial e do grande banqueiro, estão no mundo das drogas. O filho do senador, do deputado federal, do deputado estadua, do governador,do prefeito e do vereador, estão no mundo das drogas O filho do importante ministro, tem envolvimento com drogas. O filho do general tem problemas com drogas. O filho do importante comandante das policias, tem problemas com drogas. Todas as famílias tem, no minimo, uma pessoa envolvida com o mundo das drogas, licitas e ilicitas.
No seio da alta burguesia tem sempre um grande traficante. O burgues não se acha responsavel por nada. São filantrópicos. Possuem fundações e ONGs. Fazem caridade !
A camada social alta curte cocaína e sexo, combinados com bebidas alcoólicas sofisticadas. Vivem no mundo das drogas e não se acham responsáveis por nada. 

Falta responsabilidade social a essa gente e no Brasil a responsabilidade tornou-se difusa. 

Caberia ao Presidente da República tomar as redeas desta questão e convidar todos a participarem, conjuntamente, de um projeto nacional que contemple a resolução de inúmeras questões sociais. 

As Universidades, através dos seus Reitores, podem ser ouvidas. Indústria, Comércio, Agricultura, o Presidente da Câmara e do Senado, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, os comandantes das forças armadas e todos os ministros da República, representantes dos partidos e da sociedade organizada, enfim, todas as demais autoridades, incluíndo os governadores de cada Estado, poderiam participar de um grande evento nacional para debater o tema, constituir uma comissão de cientistas sociais, para apresentarem à Nação um projeto de investimento social vasto.
Citei que o problema das drogas está presente em todas as esferas e camadas sociais e, efetivamente sei,  que toda regra tem suas exceções e a virtude haverá de triunfar sempre. Mas é necessário que alguém acuse o mundo burgues de omissão em relação a questão das drogas. Participam de irmandades religiosas, fazem doações para instituições de caridade, doam dinheiro para o criança esperança, mas não fazem nada pra melhorar os contrastes sociais. Se lixam pra o mundo dos miseráveis e, o crack, para esta gente,é uma forma de dininuição da pobreza. 
Pra eles, quanto pior, melhor. A  responsabilidade difusa os isenta da culpabilidade. Ninguém é responsável no fim das contas. 
Compete as três esferas do poder darem as mãos e apresentar à nação um plano contingêncial contra a proliferação do uso de drogas e combate efetino ao narcotráfico. Que unam todas as suas divisas por uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária. 
Que o estado se faça presente aonde ele mais precisa estar. O problema das drogas é uma questão complexa e a saúde entra nessa história como mero coadjuvante, assim como o analgesico está para a dor de cabeça. 
A solução é mais radical.O radicalismo não é o emprego da violência, mas da inteligência humana que fez a humanidade sair das cavernas e alcançar o espaço sideral. 
Os pobres continuam a viver como os escravos nas antigas civilizações. 
Porque os poderosos donos do poder não usam a inteligência pra edificar uma nova civilização? Não é por falta de inteligência...Falta vontade política? Porque apenas leitos hospitalares, se os próprios médicos sabem que eles atuarão como meros analgésicos para a grande dor de cabeça que é a questão das drogas?
A saúde mental dos poderosos precisa de ajuda, também. Será que não enxergam o mundo que estão edificando? Será que eles entendem o que digo, ou não cairam na real porque nunca foram chamados a ter responsabilidade social? 
“Mundo mundo, vasto mundo, se me chamasse Raimundo, seria uma rima, não seria solução”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...