sexta-feira, 11 de março de 2011

Heroína no Brasil ?

Heroína no Brasil

A revista Veja, Edição 1.758, 03 de julho de 2002 , publicou matéria de Anna Paula Buchalla, informando sobre o risco de introdução da Heroína no Brasil. Embora com data de 2002, não temos conhecimento se já existem casos da presença desta droga em território nacional. Vejamos o que trata o trecho inicial da matéria mencionada:



"Uma pesquisa divulgada pela Associação Parceria contra as Drogas mostra que a heroína entrou para o rol dos entorpecentes consumidos no Brasil, ao lado da maconha, da cocaína, do crack, do LSD e do ecstasy. Até pouco tempo atrás, ela nem sequer aparecia nas estatísticas. Os registros policiais também indicam que essa porcaria anda em alta por aqui. Só no primeiro trimestre deste ano, foram apreendidos 13 quilos em território nacional, quase a metade do que foi confiscado em 2001 inteiro. No início de junho, um empresário paulista foi flagrado no momento em que fazia a entrega de 10 gramas da droga a um morador do bairro Cidade Jardim, um dos mais nobres de São Paulo. Foi a primeira apreensão de heroína no mercado varejista brasileiro em quase quinze anos. "Quando o tráfico miúdo começa a ser desvendado, isso significa que a droga já conta com uma quantidade de usuários razoável", afirma o psiquiatra Cláudio Jerônimo da Silva, da Universidade Federal de São Paulo, estudioso do assunto. O número de viciados é relativamente pequeno, mas preocupa as autoridades médicas. Não existe droga mais perigosa do que a heroína. Fabricada a partir do ópio, causa dependência depois de poucas doses, provoca sintomas de abstinência terríveis, e é dificílimo abandoná-la.
O consumo de heroína no Brasil está intimamente ligado ao fato de que ela passou a ser produzida na Colômbia. Ou seja, o acesso ficou bem mais fácil. Os chefões do tráfico do país vizinho resolveram entrar no negócio nos anos 90, quando o preço da cocaína começou a despencar. Há vinte anos, 1 grama de cocaína valia 100 dólares. Hoje, sai por 4 dólares, no máximo. Um grama de heroína, por sua vez, custa atualmente algo em torno de 200 dólares. Esse, digamos, redirecionamento estratégico fez com que a Colômbia se transformasse em pouco tempo num dos maiores produtores de heroína. Cerca de 12% da droga que roda o planeta tem origem colombiana."

Recomendamos a leitura de:


 Veja também
O mapa da heroína
Os efeitos das drogas
Dos arquivos de VEJA
Reportagem de 5/6/2002: "Ecstasy para beber"
Reportagem de 25/7/2001: "Vício liberado"
Reportagem da edição especial VEJA Jovens, de 26/9/2001: "Nunca foi tão fácil"
Reportagem de 29/5/2002: "Tá a fim?
— Não, tô fora!"




Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...