terça-feira, 22 de março de 2011



Viver Um Dia de Cada Vez

Para aqueles que estão em recuperação da adicção activa, quer sejam de substancias alteradoras do humor (abstinentes de álcool e/ou drogas) ou de comportamentos compulsivos (jogo, sexo, trabalho “workaholics”, disfunção alimentar, relacionamentos “codependência”, etc.), que procuram lidar com os seus sentimentos de uma forma construtiva e viver as dificuldades do dia-a-dia, como qualquer outro ser humano, mas que antes, no passado, e ainda em muitas situações no presente, devido à obsessão e á compulsão das suas atitudes e comportamentos, porque recuperação não significa “cura”, agiam/agem com base no prazer imediato, impulsivas, ansiosas, em procurar satisfazer as suas necessidades de uma forma disfuncional, onde viver no presente pode ser extremamente frustrante e penoso se pensarmos que recuperação por vezes significa “recomeçar do zero”, ou “um dia de cada vez” ex. conquistar a dignidade, a honestidade, aprender a identificar sentimentos outrora “reprimidos” ou “adormecidos”, a confiança da família, o respeito próprio, estabilidade e autonomia financeira, auto-estima, etc.

A adicção é crónica e progressiva. Ninguém se torna adicto de um dia para o outro, como também ninguém recupera num dia ou numa semana. Por isso, a recuperação da adicção activa é também progressiva sendo importante o tempo (processo). Este tempo “ que não pertence a ninguém”, que não é controlável tem um a “palavra importante” a dizer, muitas vezes sustentado em fracassos, rejeição, perda de controle, erros, mas também em pequenas “grandes” vitorias e desafios de crescimento emocional e espiritual.

Viver um dia de cada vez implica ter um plano e um compromisso para com a recuperação. Significa viver no momento presente, aqui-e-agora, um minuto, uma hora, uma manhã, uma tarde de cada vez. Viver o momento como se mais nada fosse importante. Não “alimentar” a preocupação e ou ansiedade de ver resultados imediatos, “Quero ter uma relação...quero ser aumentado no emprego...quero ter dinheiro... quero ser aceite pela minha família..., quero ter um emprego seguro....não quero sofrer ou sentir a dor.” Por vezes, este “QUERO” significa uma exigência e ou rigidez de pensamento. Na minha opinião, passamos muito tempo útil e por vezes desperdiçado, das nossas vidas focados na preocupação. Preocupados com coisas e pessoas. Preocupados com o passado e com o futuro. Preocupados em que os outros gostem de nós. Preocupados com as perdas. Podemos fazer do nosso modo de vida uma vida cheia de problemas insolúveis e preocupantes.

Viver no momento, “um dia de cada vez” pode significar:
Flexibilidade; mudança nas crenças e valores morais e espirituais: confiar, entrega, fé e esperança, ouvir os outros e seguir sugestões.
Planear; ser objectivo e realista, avaliar os prós e contras.
Rendição; reconhecer a impotência, a incapacidade de controlar as outras pessoas, ser honesto e pedir ajuda .
Passado; não podemos modificar o passado, reconhecer a “doença” e lidar com o ressentimento, por vezes irracional, de uma forma construtiva.
Futuro; não podemos antecipar e controlar as pessoas e o tempo, fonte de ansiedade e atitudes negativas, evitar as projecções negativas. Podemos sonhar com objectivos (propósito) e desafios (sentido da vida), visualizar as metas; “não ir viver para os castelos, podemos sonhar com eles.”
Gratidão; elabora uma lista de coisas pela quais te sentes grato, humildade.
É possível interromper o processo destrutivo da adicção activa; é possível recuperar

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...