domingo, 10 de abril de 2011

Amor Exigente

Entrevista com Lucia Pretti, Coordenadora Regional de Maceió, AL.

Qual a essência do 1º Principio Ético?

O meu entendimento da essência do primeiro Princípio Ético é uma autoreflexão para buscarmos “Quem sou eu?” “De onde vim?” Quais as nossas qualidades que se destacam, que nos tornam um ser único no meio de milhões de irmãos? Que fazem com que eu contribua para um mundo melhor? Para isso precisamos ter um olhar respeitoso para as nossas origens familiares, culturais e sociais. Assim poderemos construir uma identidade pessoal, familiar e global que possamos nos orgulhar. Para mim, a minha identidade primordial é que sou filha de Deus, criada à Sua imagem e semelhança e, consequentemente, dotada naturalmente de infinitos dons, talentos e potencialidades que me fazem digna de respeito. Não importa o que eu faça durante a minha vida, pois nascemos com esses dons e podemos acioná-los em qualquer momento da nossa vida.


Como este Princípio influencia sua trajetória de vida?

Ele me influencia na busca do fortalecimento da minha identidade como ser humano, filha de Deus, no desempenho dos vários papeis que tem proporcionado na minha caminhada. O amor e o respeito ao próximo são valores que estão sempre presente nessa busca.


Quais são os exemplos da prática deste Princípio na família?

O diálogo, ao invés de discussões intermináveis, respeitando o entendimento e opinião de cada um. Resgatamos hábitos antigos como almoço no dia de domingo com a cooperação de todos. No final do dia, ao nos encontrarmos em casa, procurarmos saber como foi o dia um do outro e, sempre que possível, deitarmos na rede para lembrarmos de momentos felizes, engraçados das nossas vidas ou, simplesmente, ficarmos abraçados. Coisas que tínhamos o hábito de fazer, mas que há muito tempo já não acontecia.

E no Grupo?

Enquanto Federação, aos buscarmos a unidade nos grupos que existem em todo o Brasil, respeitando as diferenças e características de cada um. Enquanto grupo, vivenciamos esse Princípio quando respeitamos a metodologia e orientações do AE, na pontualidade e responsabilidade de cada um dos coordenadores com as reuniões.
E no grupo vivenciamos esse Principio quando praticamos o sigilo, incentivamos e somos incentivados a buscar as nossas qualidades e potencialidades, reconhecemos as qualidades e potencialidades do outro, reconhecemos os nossos “defeitos” e os dos outros, as nossas possibilidades e as dos outros.

Respeitar a dignidade da pessoa humana. Como isso influencia a recuperação?

A partir do momento que quebramos nossos preconceitos e nos colocamos iguais aos outros, valorizando e reconhecendo suas qualidades e potencialidades e o estimulamos a ir à busca de uma vida melhor, há um aumento da sua autoestima e um resgate dos reais valores morais que norteiam uma vida digna.

E na prevenção?

Quando, desde cedo, o ser humano é valorizado no reconhecimento de suas qualidades e potencialidades, é conduzido pelos reais valores humanos, cresce com muito mais condições defazer escolhas melhores para si e que contribuam para uma sociedade e mundo melhor.

Qual a importância dos 12 Princípios Éticos de AE?

Os Princípios Éticos do AE são de fundamental importância para mim. Primeiro porque pude entender melhor e por em prática os Valores Humanos que meu mestre Sri Sathya Sai Baba tanto ensina. E segundo porque posso, através dele, vivenciar de forma clara, amorosa e respeitosa as mudanças pelas quais venho passando e tenho que passar para me tornar um ser cada vez melhor comigo, na família e para o mundo. Mudança para mim é um processo dinâmico e sinônimo de evolução físico, mental e espiritual, e não posso evoluir se a ética, principalmente, o autorespeito e o respeito ao próximo, não for a base, o alicerce. Por que minha mudança, por mínima que seja, influencia o outro e o mundo.

Crédito : Amor Exigente

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...