segunda-feira, 18 de abril de 2011

Princípio do anonimato



Nos Grupos, AA e NA, o princípio do Anonimato é uma sugestão para que todos tenham seu anonimato preservado.

"O que se vê aqui, 
o que se ouve aqui, 
quando sair daqui, 
deixe que fique aqui..."




Eu e os Outros. Egocentrismo.


Publicado por marmad5 às junho 20, 2006 09:03 PM
Comentários


A palavra anonimato significa em si "sem nome", mas há um princípio mais lato em acção no anonimato do programa de NA: o princípio da abnegação. Quando admitimos a nossa impotência para gerirmos as nossas próprias vidas, damos o nosso primeiro passo para nos afastarmos da vontade própria, e o nosso primeiro passo em direcção à abnegação. Quanto menos tentarmos gerir as nossas vidas com base na vontade própria, melhor encontraremos o poder e a direcção que tanto nos faltam nas nossas vidas.
Mas o princípio da abnegação faz muito mais do que apenas levar-nos a sentirmo-nos melhor - ele ajuda-nos a viver melhor. As nossas ideias acerca de como o mundo deveria ser gerido começam a perder a sua importância e deixamos de tentar impor a nossa vontade a toda a gente e a tudo à nossa volta. E quando abandonamos as nossas pretensões de "tudo saber" e começamos a reconhecer o valor da experiência de outras pessoas, começamos a tratá-las com respeito. Os interesses dos outros tornam-se tão importantes para nós como os nossos próprios; começamos a pensar naquilo que possa ser melhor para o grupo, em vez de só pensarmos naquilo que seja bom para nós. Começamos a viver uma vida que é maior do que nós, que é mais do que apenas nós, o nosso nome, nós próprios - começamos a viver o princípio do anonimato.

Só por hoje: Deus, peço-te que me libertes da vontade própria. Ajuda-me a compreender o princípio do anonimato; ajuda-me a viver com abnegação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...