domingo, 10 de abril de 2011

Só por hoje

Recuperação Só por hoje

Telefona! 
"Receávamos que, se alguma vez revelássemos como de fato éramos, seríamos certamente rejeitados... mas os nossos amigos em NA ou A.A compreendem-nos.
Nós precisamos dos membros da irmandade - da sua experiência, da sua amizade, das suas gargalhadas, da sua atenção, e de muito, muito mais. No entanto, muitos de nós hesitam em telefonar ao padrinho ou madrinha, ou em visitar os amigos da irmandade. Não queremos impor a nossa presença. Pensamos em telefonar a alguém, mas não nos sentimos merecedores do seu tempo. Receamos que se eles viessem a conhecer-nos - a conhecer-nos realmente - iriam certamente rejeitar-nos. Esquecemo-nos de que os nossos amigos da irmandade são iguais a nós.
Não há nada que tenhamos feito nenhum lugar onde tenhamos estado, nenhum sentimento que tenhamos sentido, que não seja fácil a outros adictos em recuperação identificarem-se. Quanto mais permitimos aos outros que nos conheçam, mais os ouvimos dizer, "Estás no lugar certo. Estás entre amigos. O teu lugar é aqui. Bem vindo!"

Também nos esquecemos de que, tal como precisamos dos outros, também eles precisam de nós. Não somos os únicos a querer sentir que pertencemos, a querer experimentar o calor da amizade, a querer alguém com quem partilhar. Se nos isolarmos dos nossos amigos da irmandade, vamos privá-los de algo de que eles precisam, algo que só nós podemos dar: o nosso tempo, a nossa companhia, as nossas verdadeiras pessoas. Em Salas, os adictos em recuperação preocupam-se uns com os outros. O que nos espera do outro lado do telefone não é a rejeição, mas sim amor, calor e identificação da Irmandade. Faz esse telefonema!

Só por hoje: Em salas, estou entre amigos. Vou aproximar-me de outros na irmandade, dando e recebebndo.

Recuperação em casa 
"Conseguimos apreciar as nossas famílias de uma nova forma e podemos tornar-nos uma fonte de alegria para eles, em vez de um fardo ou um embaraço.

A nossa recuperação está brilhante, não está? Vamos a uma reunião todos os dias, passamos todas as noites com os nossos amigos da irmandade, e vamos todos os fins-de-semana a uma reunião de serviço.

Mas, se as coisas estiverem a desmoronar-se em casa, é porque não somos tão brilhantes assim. Achamos que as nossas famílias devem compreender-nos. Afinal de contas, já não estamos a usar drogas. Porque é que eles não reconhecem os nossos progressos? Não percebem como as nossas reuniões são importantes, ou o nosso serviço, ou o nosso envolvimento com a irmandade?

As nossas famílias não vão apreciar a mudança que NA está produzindo nas nossas vidas se nós não lhes mostrarmos. Se sairmos apressados para ir a uma reunião, tal como saíamos quando íamos usar drogas, o que é que mudou? Se continuarmos a ignorar as necessidades e os desejos dos nossos companheiros e dos nossos filhos, não conseguindo aceitar as nossas responsabilidades em casa, não estaremos "praticando estes princípios em todas as áreas das nossas vidas."

Devemos viver o programa onde quer que estejamos, em tudo o que façamos. Se queremos que a vida espiritual seja mais do que uma teoria, temos de vivê-la em casa. Quando fazemos isso, as pessoas com quem partilhamos as nossas vidas irão certamente notar a nossa mudança e ficarão gratas por termos encontrado NA.

Só por hoje: Vou levar a minha recuperação comigo para casa.

Um Poder que nunca falha
À medida que aprendi a confiar neste Poder comecei a ultrapassar o meu medo de viver.

SOU uma pessoa acostumada a colocar todos os meus ovos na mesma cesta. Eu tinha uma determinada droga de escolha que era a minha favorita. Confiava nela para tornar cada dia minimamente suportável. Era fiel a essa droga; de fato, me entreguei a ela sem reservas. E ela depois me traiu. Fui traído pela única coisa de que alguma vez dependia, e essa traição me deixou perdido.

Agora que tropecei para dentro das salas de recuperação, pude sentir tentado a confiar noutro ser humano para ir ao encontro das minhas necessidades. Pude esperar isso do meu padrinho ou madrinha, do meu amor-próprio, ou do meu melhor amigo. Mas a dependência de seres humanos é arriscada. Eles estão um pouco aquém da perfeição. Podem estar em férias, dormindo, ou com uma má disposição, quando precisar deles. A minha dependência deve estar num Poder superior a mim mesmo. Não há força humana que possa repor a minha sanidade, cuidar da minha vontade e da minha vida, ou estar disponível incondicionalmente, e pronta a dar do seu amor, sempre que esteja necessitado.Coloquei a minha confiança no Deus da minha concepção, pois só esse Poder nunca me falhará.

Só por hoje, vou colocar a minha confiança num Poder superior a mim mesmo, pois só esse Poder nunca me abandonará. 

Só por hoje, pensarei...Só por hoje pude abrir minha mente e compreender que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, (realidade).
Então pude relaxar.

Só por hoje pude perceber que meu sofrimento emocional é um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.

Só por hoje parei de desejar e fazer apenas minhas vontades e (pedir) que a minha vida fosse diferente, comecei a ver que tudo o que acontece nela contribui para o meu crescimento.

Só por hoje comecei a perceber como é ofensivo tentar mudar alguma coisa ou alguém, então entrego à Deus ( inclusive EU mesmo ).

Só por hoje comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável: pessoas, tarefas, lugares, hábitos, crenças e qualquer coisa que me pusesse pra baixo. Minha razão chamou isso de egoísmo. 
Mas só por hoje eu sei que é amor-próprio. Só por hoje deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer planos. Só por hoje faço o que acho certo e no meu próprio ritmo (vou com calma mas vou).

Só por hoje desisti de querer ter sempre razão, ser o dono da verdade e com isso estou errando menos. 
Só por hoje vou me lembrar do meu passado e desisti de ficar revivendo ele e de me preocupar com o futuro. 
Isso me faz viver só por hoje e me mantém limpo, no presente, que é onde a vida acontece.
Só por hoje percebi que a minha mente doente pode me trair, atormentar e me decepcionar.
Mas quando eu coloco primeiro eu a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada SÓ POR HOJE SOU GRATO À DEUS E PELA VIDA,
SÓ POR HOJE! 
Desejo INFINITAS 24hs de aceitação à esta programação que vêm salvando milhares de vidas e familias.



Telefones das Linhas de Ajuda no Brasil (N.A.), Telefona!

 AL - MACEIÓ (82) 8871-0345 
 AM - MANAUS (92) 3087-0011 
 AM - MANAUS(2) (92) 9100-8149 
 AP - MACAPÁ (96) 9976-6548 
 BA - SALVADOR (71) 3533-3400 
 BA - SALVADOR(2) (71) 8213-1953 
 CE - FORTALEZA (85) 9115-4664 
 DF - BRASÍLIA (61) 9238-9606 
 DF - BRASÍLIA(2) (61) 9245-9422 
 ES - VITÓRIA (27) 3084-8508 
 GO - ANÁPOLIS (62) 9933-2587 
 GO - GOIATUBA (64) 9236-7444 
 GO - GOIÂNIA (62) 9618-7735 
 GO - ITUMBIARA (64) 9236-7444 
 MA - SÃO LUÍS (98) 9603-3401 
 MG - BELO HORIZONTE (31) 9684-3223 
 MG - JUIZ DE FORA (32) 9969-1377 
 MG - SUL DE MINAS (35) 9804-4907 
 MG - TRIÂNGULO MINEIRO (34) 9993-6660 
 MG - UNAÍ (38) 9964-4055 
 MG - POÇOS DE CALDAS (35) 9132-6076 
 MS - CAMPO GRANDE (67) 8155-2282 
 MT - CUIABÁ  (65) 9229-7438 
 PA - BELÉM (91) 9632-3163 
 PA - MARABÁ (94) 9663-3635 
 PB - CAMPINA GRANDE (83) 8864-5983 
 PB - JOÃO PESSOA (83) 8870-6342 
 PE - RECIFE (81) 9901-8159 
 PE - RECIFE(2) (81) 3075-4514 
 PI - TERESINA (86) 8858-7001 
 PR - CASCAVEL (45) 9932-2324 
 PR - CURITIBA (41) 3329-0005 
 PR - NORTE PARANAENSE (43) 9997-2872 
 RJ - BAIXADA (21) 9286-7990 
 RJ - NORTE FLUMINENSE (22) 9815-8170 
 RJ - REGIÃO DOS LAGOS (22) 9267-4913 
 RJ - RIO DE JANEIRO (21) 2533-5015 
 RJ - RIO DE JANEIRO(2) (21) 8653-4486 
 RJ - SUL FLUMINENSE (24) 9211-8202 
 RN - MOSSORÓ (84) 9941-0579 
 RN - NATAL (84) 3620-6669 
 RO - PORTO VELHO (69) 8421-3560 
 RS - CAXIAS DO SUL (54) 9122-0060 
 RS - PORTO ALEGRE (51) 3333-3550 
 SC - FLORIANÓPOLIS (48) 9137-1953 
 SC - LAGES (49) 8816-9615 
 SE - ARACAJÚ (79) 8842-2771 
 SP - AMERICANA (19) 9145-6544 
 SP - AMPARO (19) 9818-4148 
 SP - BAIXADA SANTISTA (13) 3289-8645 
 SP - CAMPINAS (19) 3255-6688 
 SP - ITU (11) 7404-1770 
 SP - JAÚ (14) 9719-1135 
 SP - JUNDIAÍ (11) 9990-5535 
 SP - MAUÁ (11) 3852-6655 
 SP - PIRACICABA (19) 3035-2932 
 SP - RIBEIRÃO PRETO (16) 3011-7768 
 SP - SÃO PAULO (11) 3101-9626 
 SP - SOROCABA (15) 9793-8553 
 SP - VALE DO PARAÍBA (12) 9775-6779 
 TO - PALMAS (63) 8444-8589 
Fonte dos telefones: Narcóticos Anônimos


2 comentários :

  1. Me sentir sozinha hj é apenas uma opção, a cada cidade nova que visito , tenho a oportunidade de procurar um grupo e ficar irmanada.
    Sozinha eu não tenho forças, mas com vcs, meus companheiros de jornada sou infinitamente forte!!!!

    ResponderExcluir
  2. Paula Troller canta, acho que é ela, que a solidão é o pior castigo. A solidão é loucura, é o fim de quem ama. Sou alcoólico cruzado e minha experiência no AA foi boa. Acho, apenas, que ainda existem membros do AA que não gostam muito da palavra "cruzado". Mas o álcool é uma droga pesadíssima que abre as portas para outras tantas e, mesmo usando outras drogas, não deixamos de usar o álcool. Então, não há porque existir qualquer tipo de preconceito. Droga A, B ou C, vão ser sempre drogas, juntas, ou misturadas. No NA eu vivênciei muitas coisas interessantes, mas tem umas partilhas pesadíssimas e, no meu primeiro dia foi barra pesada, ouvi três partilhas que me deixaram assombrado. Mas é isso mesmo. Tem gente que chega e diz que está limpo há 12 horas. Outros que chegam muito loucos. Então, algumas pessoas me fazem lembrar de como eu era. Um dia eu fui o "cara mais importante" porque o cara mais importante é a nossa projeção, é o que fomos. Então tenho que compreender muita coisa. A solidão, para mim, não sei dizer se seria opcional. No meu caso eu acho que existem outros componentes nela que eu deveria me desprender e só não faço porque, no momento, estou "dependente", sem independência e, até mesmo ir a um AA, ou NA, me causa problema e problema gera desconforto. Hoje leio e-mails de listas de AA e tenho a opção de frequentar reuniões on line, de NA e de AA. Isso foi muito legal. Mas o mundo virtual não tem o calor humano de quando acontece ao vivo e a cores, tete a tete. Mundo virtual é me olhar no espelho e me sentir como se sente o "ouro de tolo" do Raulzito. Sou um grandississimo idiota, humano e rídiculo. Mas o pulso ainda pulsa, estou limpo, em recuperação, e espero continuar sóbrio só por hoje. Minha solidão é minha e eu me incomodo muito por ter essa má companhia, que é a solidão e a loucura que ela gera. Só não é pior porque na verdade, tenho duas pessoas próximas. Mas o que mais me incomoda, acima da solidão, é o desprezo, a indiferença, o desamor, a ausência de fraternidade e solidariedade. Imagine o quanto é importante pra mim receber um telefonema que nunca vem, que nunca chega. Sabe, eu criei este estado todo, mas eu não gerei a desumanidade de ninguém. Eu não criei os valores vigentes na sociedade. Eu permaneço solidário, produtivo ao meu modo, mas verifico que o Renato Russo estava certo ao dizer que a "humanidade é desumana" e, a companheira que postou o comentário que me fez "vomitar palavras" e partilhar o que sinto, deu um toque muito legal e, eu acho que é por causa destas pessoas, que nós vamos levando a chama da sobriedade. Ontem o telefone não tocou o dia inteiro e, quando eu não esperava, um certo aalguém me telefonou de um outro Estado para me dizer que irá publicar um artigo que escrevi para um jornal. A noticia não foi fator de alegria, mas ouvir uma voz humana, foi. Então, o que eu quero dizer é que é mesmo muito importante frequentar os AAs e NAs, ou os ALANONs e NORANONs. Ficar só é triste e a solidão só cai bem quando exigimos ficar na presença dela, como um ser ausente e mergulhado na própria introspecção. Eu não quero ser só, mas devo aprende a só ser e a ser só. Não sei se dá para entender estes trocadilhos muito caracteristicos da minha prolixidade, caetanicamente falando. Só por hoje não me sinto só no mundo virtual, mas no mundo real, é como se estivesse, não fosse o meu poder superior.
    SPH

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...