domingo, 24 de julho de 2011

COMPARTILHAR É OXIGENAR AS EMOÇÕES

Se me obrigassem a dizer numa frase o que é psicanálise e por que ela "cura", eu não hesitaria em dizer: "Psicanálise é o cultivo do compartilhamento e ela "cura" porque o ser humano precisa partilhar com alguém seu interior tanto como necessita respirar. Compartilhar segredos com alguém em quem a gente confia é o pulmão da alma".

Sem esse "desabotoar o peito" vão se acumulando "grilos" e emoções não resolvidas, e advirá o chamado "sufoco". Um dos maiores castigos que se pode inflingir a um ser humano consiste em encarcerá-lo numa cela solitária, pois a ausência de outra pessoa para conversar enlouquece qualquer um. A emoção humana simplesmente não pode viver sem a emoção humana.

As emoções não compartilhadas tendem a se eletrificar, a ampliar sua carga perniciosa. Os nervos ficam à flor da pele como fios desencapados. E essa eletricidade interior desperta uma vontade danada de descarga imediata. O que não causa, mas excita a compulsão. Compartilhar é como deseletrificar emoções.

Quem já desabafou com um amigo sabe perfeitamente do que eu estou falando. Às vezes, ele só escutou, não disse uma só palavra, não fez nada e parece que ocorreu em verdadeiro milagre. O mesmo problema não parece mais o mesmo. Tudo agora parece leve, calmo, cheio de perspectivas. E nada de objetivo mudou...


Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...