sexta-feira, 15 de julho de 2011

INSTINTO E CARÁTER


O Poder Superior nos deu instintos por alguma razão. Sem eles não seríamos seres humanos completos. Mas instintos deturpados causam ao homem grandes problemas: empecilhos físicos, mentais e morais. Instintos geralmente são padrões herdados de respostas ou reações a certos tipos de situações ou características de determinadas espécies. Nasce com o indivíduo. Em humanos, eles são mais facilmente observados em respostas a emoções. Instintos geralmente servem para pôr em funcionamento mecanismos que evocam um organismo para agir. As ações colocadas em prática podem ser influenciadas pelo aprendizado, ambientes e princípios naturais. As ações influenciadas pelo aprendizado ou ambientes do indivíduo, transformaram-se ao longo do desenvolvivento social do Homem em   forças motivacionais entre humanos. Hoje, de uma forma geral , são chamadas de impulso instintivo, que é acionado por necessidades. 

NECESSIDADES HUMANAS INSTINTIVAS PURAS SÃO: 
1.      Oxigênio 
2.      Manutenção da temperatura corpórea 
3.      Nutrição 
4.      Hídrica
5.      Eliminação de substâncias excessivas 
6.      Repouso e Sono 
7.      Evitar a dor 
8.      Sexo e Sexualidade 
9.      Estimulação dos sentidos humanos 
10.    Segurança, Amor 
11.    Espiritualidade 
12.    Auto-Estima 
13.    AUTO-REALIZAÇÃO. 

Esta última necessidade tornou-se e é muito importante, porque sua expressão é uma busca universal e seu impedimento leva a sérias dificuldades para a vida das pessoas.   Mas justamente essa necessidade de auto-realização disparou, ao longo do tempo, instintos muito além de básicos, mas supérfluos e perigosos para o próprio indivíduo e a sociedade. No século VI, o papa Gregório Magno* instituiu os SETE PECADOS CAPITAIS, que são os princípios que ferem a Deus, a você e ao próximo. Eles  são uma classificação de vícios usada nos primeiros ensinamentos do catolicismo para educar e proteger os seguidores crentes, de forma a compreender e controlar os instintos básicos. Assim, atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais:vaidade/orgulho ; inveja; ira; preguiça; avareza; gula; luxúria/ soberba.

OS DEFEITOS DE CARÁTER Mentira, desonestidade, ambição desenfreada, consumismo e desejo incontroláveis. Sem dúvida estas são algumas das novas necessidades do homem do século XXI. Todas iniciadas lá trás e ampliadas de tal forma que desenhou, na maioria de nós, os defeitos de caráter que adquiridos pelo ser humano e que certamente  tem levado  às incontáveis mazelas  sociais. Como  mudar isso? Há outra face da moeda: o potencial de virtudes humanas. Virtude é uma qualidade moral particular. É "uma disposição habitual e firme para fazer o bem" .As virtudes humanas "são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humanas". Elas regulam os atos humanos, ordenam as paixões e guiam a conduta humana segundo a razão e a fé. "Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos". 

Descoberta,  crescimento e aceitação
Aceitar um defeito de caráter que ainda possuímos é necessário para mudar este mesmo defeito. Aceitar não é concordar com ele. É reconhecer que o possui, parando de negar sua existência, parando de culpar os outros por tê-lo, parando de dar desculpas por ele. É ficar cara a cara com você mesmo e ver o que funcionou e o que não funcionou. É jogar o orgulho e o medo no lixo. As mesmas forças pessoais que tem deixado a humanidade um lixo no fundo do poço. Crescer envolve humildade. Alguém disse que “humildade não é você não ter nada e por isso não poder dar nada”. Concordo. O povo costuma usar a palavra “humilde” para se referir a pessoas pobres materialmente. Isto é errado porque há pessoas pobres economicamente que são muito orgulhosas e que não têm nada de humilde. Humildade não é fraqueza, não é inferioridade, nem resignação ou submissão. Uma pessoa humilde aceita ajuda de alguém, de Deus, porque entendeu que sem isto não pode ir adiante. Humildade significa que atingir um ponto em nossa vida no qual não temos problemas em pedir ajuda.  Significa ser verdadeiro e simples. Porém, mais do que aceitar é preciso admitir e agir. Insanidade é repetir os mesmos comportamentos e esperar resultados diferentes.  Por isso é fundamental prosseguir e agir e evitar repetir os mesmos erros sempre. Nada mudará se as pessoas não mudarem sua atitude. Cada um receberá novas oportunidades várias vezes e nelas haverá a chance de se agir da mesma maneira ou decidir agir diferente e melhor. A escolha é de cada um. Há novas e positivas opções para comportamentos antigos e destrutivos. O Poder Superior falará em sua consciência: “Pare! Não siga de novo por este caminho!” E você poderá decidir e escolher.  Ele não forçará nada. Se você cooperar com Ele, a mudança ocorrerá e produzirá bem estar. Deus não invade sua vida para tirar defeitos de caráter que fazem você sofrer e produz sofrimentos nas pessoas ao redor. É necessário treinar o comportamento diferente. É preciso mudar para não ser infeliz. Se você ficar esperando algo “milagroso” sem fazer nada, vai permanecer infeliz. Centre sua vida no Poder Superior que tem força para mudar sua pessoa e tire o foco de seu ego. Ele fará por você o que você não pode fazer sozinho. Abra mão do controle. Se renda. Estar no controle é perder a humildade e assim perder a serenidade. Há a responsabilidade desse Poder Maior (Deus) e há a sua responsabilidade. Uma não substitui a outra.  E Ele implanta em você uma humildade e serenidade tão fantásticas que ainda quando você pede com humildade e não recebe o que pediu, mesmo assim fica em paz. 

Fonte do texto acima: Shvoong
                                                    

Explicações à título de curiosidade
*O papa Gregório Magno no século VI instituiu os sete pecados capitais, que são os princípios que ferem a Deus, a você e ao próximo.

Os sete pecados capitais são:

1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora;
2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro;
3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;
4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável;
5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente;
6) Luxúria: apego aos prazeres carnais;
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.


Os Dez Mandamentos:
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...