quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Polícia fecha clínica após denúncia de tortura


O centro de recuperação Recanto da Luz, situado na cidade de Ituverava (SP), foi fechado pela polícia após denúncias de que os pacientes estavam sendo torturados pela equipe profissional do serviço.
A operação policial, que aconteceu no dia 28 do mês passado, também deteve em flagrante três funcionários, segundo relatou o telejornal EPTV.
A denúncia partiu de um paciente que, após conseguir fugir da clínica de reabilitação, se dirigiu imediatamente à delegacia do município para relatar os maus tratos sofridos. No estabelecimento, foram encontrados algemas, pedaços de pau e marcas de sangue em camas e paredes.
De acordo com a EPTV, a delegada responsável pelo caso, Cristina Bueno de Oliveira, informou que os pacientes eram "levados para outras clínicas, a fim de que lesões fossem curadas e depois retornavam”.
Fiscalização
A nova resolução da ANVISA (RDC 29) - que normatiza o funcionamento dos serviços de internação para usuários de álcool e outras drogas -, estabelece que estes centros, também conhecidos como Comunidades Terapêuticas, sejam fiscalizados de acordo com a legislação sanitária local, no entanto, estes serviços também poderão ser avaliados pelo Ministério da Saúde.
Avaliação Nacional
No dia 28, o ministério instituiu uma força-tarefa que fará auditoria nos serviços de internação para pacientes com transtorno mental em todo país.
A decisão foi motivada após pesquisa que apontou elevado índice de morte de pacientes nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba (SP).
De acordo com o Ministério da Saúde, além dos mais de 30 mil leitos de psiquiatria disponíveis, a rede de atenção à saúde mental conta também com mais 2.000 leitos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas Casas de Acolhimento Transitório (CATs) e nas Comunidades Terapêuticas.

4 comentários :

  1. O Fantástico denuncia uma vergonha nacional: você vai ver o que acontece por trás dos muros das clínicas clandestinas que recebem dependentes químicos. Os pacientes levam surras de cassetete, são algemados e recebem doses altas de calmantes sem acompanhamento médico. O que dizem as autoridades sobre esse absurdo?
    Opinião minha: Com a banalização das drogas, hoje qualquer um abre uma clinica para suposto tratamento de dependentes quimicos e alcoólicos, porque gera uma renda muito grande, e não tem quem fiscalize, a ANVISA ESTA MAIS CORROMPIDA DO QUE O DNIT, E OUTROS ORGÃOS DO GOVERNO, e é mais facil abrir uma clinica do que abrir uma micro empresa, eles nomeiam próprios internos para serem monitores, cuidas da alimentação, vigiar, e castigar os internos rebeldes, mantem a todos dopados para não darem trabalho, dai esses monitores são recompensados pelo uso de drogas dentro da propria clinica ou comunidade, era assim na clinica elshadai de Bragança Paulista e em muitas outras acontece a mesma coisa. Acho que os priprietarios vibram com o aumento dos viciados e dependentes.
    VITIMAS DO Gustavo Rodrigues Lima, TERAPEUTA ( CRT 46284), ex dono e CARRASCO da clinica elshadai de BRAGANÇA PAULISTA, ONDE TORTURAVAM, SUICIDAVAM , ESPANCAVAM, ELETROCUTAVAM , HUMILHAVAM, INTERNOS E HOJE DONO DE UM MONTE DE CLINICAS INCLUSIVE A CLINICA NEW DAY EM BRAGANÇA PAULISTA, DIZ QUE TEMOS INVEJA DELE, INVEJA DE UM ASSASSINO? DEPOIS ELE PASSA A CITAR TRECHOS DA BIBLIA, É O PRÓPRIO SATANÁS CITANDO AS ESCRITURAS, DENUNCIEM , NÃO SE CALEM ELE JA TEM UM MONTE DE CLINICAS TINRANDO O SANGUE DE VOCES , DENUNCIEM ESTE ASSASSINO.

    ResponderExcluir
  2. o apiosRealmente. Etamos diante de uma triste realidade e devemos pedir o apoio da midia, denunciar sem medo aos órgãos competentes, registrar os fatos, pois o registro fica guardado para a história e a mentalidade que permite a existência de tais clínicas um dia será julgada. Mais cedo, ou mais tarde a justiça será aplicada contra estes nazi-fascistas que usam o santo nome em vão. O próprio Deus haverá de puni-los, mais cedo, ou mais tarde. A nós compete denunciar, entrar com ações na justiça, requerer indenizações e, se possivel, esperar que o dono dessas espeluncas de tortura sejam condenados pelo crime hediondo de tortura e pelos crimes de sequestro e carcere privado. Vamos denunciando porque um dia a casa cai e a verdade florescerá.

    ResponderExcluir
  3. E TEM MUITO MAIS CLÍNICAS QUE ALÉM DE COBRAREM CARO, FAMILIARES SENDO MANIPULADOS SEM BAER QUE SEUS FAMILIARES INTERNADOS SÃO TORURADOS. SÃO TORTURAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS.....E NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO, OCORREM LAVAGEM DE DINHEIRO E MUITO MAIS. ESTÁ NA HORA DOS ORGÃOS TOMAREM ATITUDES MAIS FIRMES COM QUESTÃO A ESSAS TORTURAS QUE ESTÃO INCLUSIVE ESTÃO ACONTECENDO NESSES MOMENTOS DE COMENTÁRIOS DESSE BLOG........

    ResponderExcluir
  4. O que ocorre às escondidas, nestas clínicas, cheias de regras, de normas, que dificulta o acesso da família com o familiar interno é um excelente prato para o jornalismo investigativo. Evidente que o jornalista infiltrado irá sofrer, mas conseguirá muito material para desmascarar esta estrutura ordinária de pseudo-clínicas que encontraram no Brasil um terreno fértil para se instalarem. Um dia alguém resolve revelarar à nação o que milhares de adictos temem mostrar e denunciar, com medo de represálias.

    ResponderExcluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...