segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uma convivência em amor


NÃO SOU CRENTE, MAS CATÓLICO. O MEU PODER SUPERIOR, CONFORME O CONCEBO, CHAMA-SE JESUS CRISTO. NÃO GOSTO DE MISTURAR RELIGIÃO COM ESPIRITUALIDADE. VALE DIZER QUE RESPEITO TODAS AS RELIGIÕES. ENVIARAM-ME UM TEXTO E PEDIRAM SUA PUBLICAÇÃO. ATENDENDO O PEDIDO, TRANSCREVO O TEXTO PARA REFLEXÃO!


"Paulo com muita propriedade nos aponta para os cuidados que devemos ter em nossos relacionamentos como crentes. Dos versículos 5.22 a 6.9, ele como que expõe todas as formas de relacionamento que podemos ter, e de como devemos cuidar para que o nome de Cristo seja honrado e preservado em meio a esses contatos em que nos inserimos como pais, cônjuges, filhos, irmãos, servos, empregados e senhores, de forma a não macular o nome da igreja. Na leitura de hoje, vamos ver a primeira parte destas recomendações encerrando o capítulo 5: "Vós mulheres, sujeitaivos... Vós, maridos, amai..."

Nos três primeiros versículos do texto ele aborda um texto de muita contradição hoje. Infelizmente, a sociedade distorceu durante muitos séculos o real valor da presença feminina na família. Este desvio fez com que, agora, quando a sociedade muito por influência do cristianismo passou a dar o devido preito de honra e dignidade à mulher no lar, a mídia exagerou e extrapolou e a mulher que ganhou proeminência nas artes, na cultura, na empresa, no governo, está deixando de ter a verdadeira proeminência que deveria ter no lar.

Paulo sabia da importância disto e nos versículos 22 a 24, pontua aquilo que
no relacionamento conjugal deve existir em fraterna e respeitosa convivência. Depois, nos versículos seguintes e até ao fim do capítulo no versículo 33, o apóstolo enumera a responsabilidade do homem para a perfeita convivência conjugal. A comparação que faz é belíssima e perfeita. Cristo e a igreja, numa linguagem simbólica e de grande significado são o exemplo do casamento perfeito entre o homem e a mulher. Observem que o desafio ao homem é muito mais profundo e significativo do que o feito à mulher. Dadas as contingências da época, ele escreve que a mulher deveria "respeitar", o marido, enquanto ao homem, ele ordena em voz imperativa que deveria "amar" a sua mulher.

Sabem porque é maior o desafio ao homem? Porque quem respeita, apenas acata, compreende, submete-se... Agora quem ama, respeita, acolhe, serve, promove, ajuda, exalta, preserva, guarda, compreende, perdoa, enfim, tudo faz em prol do objeto do seu amor, no caso, a esposa.

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, a ser um fator de comunhão em amor e compreensão no meu lar, fazendo-me um cônjuge que age em prol da harmonia na família."

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (4) - A conduta do crente no mundo
Leitura diária: Efésios 5.22-33
Leitura da Bíblia em um ano: 2 Crônicas, capítulos 3, 4 e 5

CRÉDITO:http://tibi-itaperuna.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...