quinta-feira, 17 de abril de 2014

Lobo não come lobo


A Pedido de um dependente químico que diz não compreeder o significado de "lobo não come lobo", tento dar uma ideia simplista para tentar esclarecer a razão pela qual muita gente usa tal expressão:

"Os lobos são animais sociáveis, vivem em grupos ou alcateias. Dentro de cada grupo existirá uma hierarquia interior que dirigirá o comportamento dos seus membros.

A hierarquia dentro de cada matilha é marcada logo desde do princípio. Uns exemplares mandam no resto, normalmente pelo seu físico e pelo seu carácter. Esta ordem também é seguida na altura da escolha da alimentação e na produção."

"Ancestral do cachorro doméstico, o lobo é o maior membro da família Canidae. Bem-sucedido na caça, possui uma grande e complexa organização social em matilha e grupos familiares de 8 a 12 animais.

A hierarquia é claramente definida dentro do grupo, que gira ao redor do casal dominante. A matilha patrulha grandes territórios que são marcados com urina. Anunciam sua presença por uivos, que podem ser ouvidos a 10 km de distância e que também servem como aviso para matilhas rivais, para evitar o confronto.

Possuem um tronco forte e bem construído e audição e olfato bem apurados, o que ajuda o lobo a ser um grande caçador. O pelo geralmente é cinza e grosso, mas pode variar de branco, vermelho, marrom e negro (mais raro).

Atualmente, o lobo é considerado uma espécie vulnerável. Eles têm sido perseguidos e exterminados por caçadores e chegam até a ser envenenados. Com a expansão humana e destruição de seu habitat, as matilhas são forçadas a invadir áreas agrícolas para caçar e acabam sendo cruelmente mortos.

Os lobos são protegidos por leis federais em alguns países, mas ainda podem ser caçados por esporte em outros países. Há necessidade de maior conscientização da preservação de uma espécie onde se conhece tão pouco sobre sua organização social e hábitos e que tem sido perseguidos durante séculos com a destruição de sua área original."


Um lobo não come outro porque vivem organizados (matilhas) e submetidos a uma liderança. Entre iguais, é comum usar a expressão: lobo não come lobo.



Agora se você deseja saber a razão do uso da expressão equivalente a o "homem ser o lobo do homem", vamos procurar entender através da filósofia:


 "O homem é o lobo do homem"
Para o filósofo inglês, Thomas Hobbes, da Idade Moderna, o "Homem é o lobo do Homem". No que ele chama de "Estado de Natureza", os homens são perfeitamente iguais, desejam as mesmas coisas e têm as mesmas necessidades, o mesmo instinto de auto-preservação. 

Por isso, o estado natural é conflito..é guerra...As guerras existem porque as pessoas querem as mesmas coisas... 

Como adquirir a paz?
Apenas através de um Contrato, um pacto formal entre pessoas iguais que renunciam suas liberdades em troca de tranquilidade. Pelo contrato as pessoas desejam o Bem Comum ..isso é feito através do Direito Positivo que se mantém pelo legislativo.

Hobbes pertence ao período filosófico chamado de "Contractualismo", período onde filósofos acreditaram que apenas um Contrato, um acordo coletivo faria o homem evoluir..."

Link: 
http://auladefilosofiacelia.blogspot.com.br/2007/12/thomas-hobbes-o-homem-o-lobo-do-homem.html


Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...