segunda-feira, 26 de maio de 2014

A mudança começa dentro de cada um de nós


Mudar, remodelar, melhorar tudo é tarefa complexa. Começa que implementar qualquer mudança, mesmo no lar e em sociedade, acarreta em resistência.

Então vamos imaginar o quanto é difícil modificar o inconsciente coletivo, modificar uma cultura, alterar comportamentos individuais, inadequados. Sabemos que "é mais fácil desintegrar um átomo, do que acabar com os preconceitos". A afirmação é verdadeira e acrescento que foi mais fácil fazer o homem chegar a lua, que fazê-lo edificar uma cultura de paz. 

Existem interesses escusos por detrás de cada guerra, são, geralmente, colonialistas, mas os interesses que se escondem sob sete chaves, detrás de cortinas nebulosas de fumaça, nós, a maioria dos mortais, desconhecemos. 

Nós vivemos no país tropical, onde o futebol é quase que uma instituição sagrada, como o carnaval, a cachaça e o jogo do bicho. 

Vivemos em uma sociedade altamente organizada, onde o caos é organizado. Isso não se aplica apenas à física, não. Os interesses são divergentes, os meios justificam fins e fins justificam meios. Existem rebeldes com causa e rebeldes sem causa. 

A sociedade é complexa e não iremos, facilmente, levar os legisladores e jurisconsultos, a modificarem certos aspectos legais, em nosso ordenamento jurídico, como o de redefinir e readequar conceitos no que concerne aos direitos de um dependente químico e de um ex-dependente (há que haver uma distinção). Uma pessoa que deixou de usar precisa ser vista com outros olhos no campo do direito e da justiça. Se mudou para melhor, porque vamos lhe destinar o pior?

Aquela velha opinião formada sobre tudo precisa de pessoas com mente aberta e arejada, além de permeáveis às novas idéias e conceitos. Sem paradigmas, nem tabus e dogmas! 

É preciso redefinir muita coisa, inclusive o que é vício e viciado além de distinguir o hábito do vício, dentre outras coisas.  

Hoje, com o que vi e vivi, posso dizer que nada é impossível para um adicto se libertar da droga que utiliza e muitas vezes o escraviza. O conceito de incapacidade relativa é relativo, em meu entendimento precisa ser revisto. Mas quem é que vai pensar vasto, numa cultura que demoniza o crack, para tirar proveito da situação? Quem vai dar o ponta-pé inicial, ou pegar este gancho? 

Muitos legisladores, destituídos de uma capacidade reflexiva e de um senso crítico apurado, nada questiona e tudo aceita. São levados pela maré! São surfistas que pegam altas "ondas", sem ir no mar.

A política higienista, de limpeza, aplicada contra usuários de crack não funciona, agrava. Esconde dos olhos e do coração da sociedade uma chaga social, dando a impressão de mudança favorável.

Inexistem dados estatísticos sérios, científicos, sobre recuperação de usuários de drogas, que foram levados compulsoriamente para "tratamento".

Felizmente, no âmbito da dependência química, existem pessoas que tendem a evoluir mentalmente e que buscam melhorar a podridão que se encontra por detrás da questão das drogas. Estas pessoas se organizam, porque sabem que sozinhas nada significam.

Hoje existem movimentos que lutam por melhorias no campo da saúde pública, mesmo sabendo que a saúde privada sabota o que a população reclama e deseja.

A saúde privada é detentora do Capital e os defensores da saúde pública, são pessoas inteligentes, abnegadas, que abraçam uma causa, sem fins remuneratórios. Lutam por um ideal. A estas pessoas devemos muitas mudanças. 

Não fossem os que se insurgiram contra a ditadura militar, uns pegando em armas, outros no campo logístico, outros nas tribunas parlamentares, outros organizando pequenos grupos de pessoas, para conscientizá-las e difundir suas idéias de redemocratização no país. Isso se chama  trabalho de massa. 

Sem trabalhar as massas e mobiliza-las, não obteremos mudanças significativas no campo da saúde pública. 

Para finalizar e mostrar o quanto é difícil mudar lembro que um ex-governador, conhecido, quis erradicar o analfabetismo, no estado, mas teve seu projeto totalmente sabotado, tanto na capital, quanto no interior. É triste constatar tal realidade!

Essas coisas são tão absurdas... Ainda existem inúmeros absurdos no terreno das políticas e legislação que se referem aos dependentes químicos. Mudar, já mencionamos,  implica resistências e a burrice é tão resistente que pode ser considerada uma insanidade, tratável, controlável. Se a burrice progride, a sociedade continuará sendo portadora de uma doença incurável, progressiva e fatal, mas tratável. 

Dizem que a mudança começa dentro de cada um de nós, tomara que muita gente aceite e admita mudar a si mesmo, porque juntos e unidos poderemos concretizar muita coisa.

4 comentários :

  1. Olá companheiro, me chamo Heleno vieira e também sou adicto, gosto bastante de suas postagens, sempre cheias de informações que fazem a diferença na minha e na recuperação de muitas outras pessoas. De algum tempo pra cá resolvi seguir seus passos e criei um blog onde estou postando a minha recuperação, ainda é bem recente e como sou novato nessa área gostaria de saber da sua opinião a respeito da forma que venho conduzindo esse trabalho, a fim de que com isso ele possa ser útil assim como o seu é na vida de muitas pessoas. Se for possível queria pedir a sua ajuda também para me ajudar a divulgá-lo pois não tenho muito conhecimento de internet. Desde já muito obrigado e sucesso ai no seu blog e em sua vida também.

    Meu blog é: AMENTEMENTE2014.com.br Obrigado e felicidades !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Heleno Vieira, é um imenso prazer conhecê-lo no plano virtual. Suas palavras são generosas. Seu blog, pra um iniciante como eu, está excelente. Eu nunca consegui moldar meu blog do jeito que quero. Tenho que excluir tanta coisa e fazer uma faxina, Preciso escrever como os reatores de jornais ordenam e minha pena é leve. escrevi o que achei do seu blog no seu último post. Cometi o atrevimento de procurar ver além das entrelinhas, fixando-me um pouco no template de sua página. Estes últimos dias venho buscando uma formula de ganhar dinheiro pela internete e estou dando mil mancadas, Recebi um proposta fantástica em matéria de desânimo. Disseram que minha opinião era muito importante e que me pagariam 0,8 centavos de real por uma pesquisa que levaria 30 minutos. Sabe, isso é decepcionante. Tenho dividas a pagar e não acho nada que dê dinheiro. Estava morando em São Paulo e tinha várias lan houses, próximas e baratas. Eu acessava o blog através delas só para ficar clicando em vários anúncios desta página. Não sei quanto gastei, mas ganhei 113 dólares. Eu precisava dessa grana para manutenção e me apareceu uma dificuldade. Minha conta estava bloqueada por falta de um tal de BIC do banco. Fui na agência da r Augusta e ninguém soube me informar o que era bic. Brincaram comigo: "deve ser a marca de uma caneta". Um dia, em desespero de causa, achei um tal de BIc de uma agência bancária. Chutei e acertei. Eu não acreditei. Pulei de alegria, mas não fazia fé ue o google depositaria a grana. Dez dias depois fui consultar meu saldo e eles creditaram a grana. Foi ótimo receber esta insignificância, mas na hora do perrengue faz um bem . danado. Achei seu blog muito arrumado. O meu tá com a barra lateral cheia de coisas desnecessárias. Um blog enxuto é muito legal. Tive uma pequena dificuldade em localizar seu blog, mas achei. No que for possível ajudar, não lhe faltarei, companheiro. Forte abraço e muita firmeza, mano!
      Grato pela sua bondade.

      Excluir
  2. identifico parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Kel! Estou em falta com muita gente. Preciso ver tantos blogs e o notebook está me dando muito trabalho. Ainda tem os caras que pegam carona em minha conexão, deixando-a devagar demais. Preciso anotar o seu blog para voltar ao meu ritual antigo. Sei que Cicie voltou a escrever, mas tenho que dedicar um tempo extra para poder ler os posts dela, que são muito bons. Preciso reler o que escrevi, mas lhe agradeço pela identificação.

      Excluir

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...