sexta-feira, 9 de maio de 2014

UM GUIA PARA PREVENÇÃO DE RECAÍDAS TERENCE T. GORSKI e MIRLENE MILLER


RECAÍDA NA DOENÇA ADICTIVA
CAPÍTULO I
Este é um livro sobre Recaídas, o que é, e o mais importante, como pode ser prevenida.

O livro pretende confortar o que está perturbado e perturbar quem está confortável. Confortará o perturbado porque muitos recaídos são vítimas de crenças errôneas e recaíram porque não sabem como preveni-las.

Xingam-se pelas recaídas passadas e acreditam que não têm esperanças porque não sabem o que fazer para prevenir futuras recaídas. Pretendemos dar-lhes esperanças, corrigir suas crenças erradas e ajudá-los a estabelecer planos baseado em informação acurada que pode libertá-los da desesperança de repetidas recaídas.

Não pretendemos perturbar àqueles que estão confort áveis numa sobriedade saudável, mas pretendemos perturbar os i ngenuamente confortáveis. São pessoas que acreditam que desde q ue estão abstêmios do álcool e das drogas e “levam o corpo” para as reuni ões, não precisam se preocupar sobre recaída. Não sabem que recuperação é mais que isto. Não sabem que muitos indivíduos que estão assistindo re uniões, apesar de não estarem bebendo, não estão sóbrios. Eles apenas não estão bebendo ou usando drogas. Estas pessoas têm alto risco de reca ída, embora muitos deles neguem o fato com toda a força. Pretendemos mostrar que encarando a possibilidade de recaída realisticamente é a única maneira de preveni-la.

A recaída é um processo complexo, não podendo ser explicado simplesmente. Tem muitos aspectos que precisam ser entendidos. Você precisa ler este livro mais de uma vez para realmente entender e aplicar os princípios que estamos tentando explicar. Como tudo é importante, é difícil saber por onde começar. Talvez ajudasse se disséssemos agora o que esperamos de você ao ler este livro.

Primeiro vamos discutir a doença adictiva. É impossível entender o processo de recaída sem entender a doença da qual recai.

Recaída é um problema que se aplica a uma variedade de adicções. Uma pessoa pode ser adicta ao álcool, drogas, sexo, comida, ao caos,

ou a outras drogas alteradoras do humor sejam elas produzidas exteriormente ou interiormente. Embora a maioria das pesquisas em recaídas foram feitas com alcoólicos (pessoas adictas à droga álcool), há uma evidência crescente que os mesmos métodos de pr evenção de recaída podem ser usados para uma variedade de adicções. Devido a isto, para o propósito deste livro, usaremos os seguintes termos indistintamente: alcoolismo, dependência química, adicção e doença a dictiva. Também usaremos o termo alcoólico e pessoa quimicamente dependente, adicto e pessoa adicta, para significar a mesma coisa.

Este livro foi escrito por pessoas em recuperação da adicção, dedicando-o a você (caso seja uma destas pessoas).

Acreditamos, porém que será valioso para aqueles qu e não são adictos, principalmente consultores e membros da família.

Discutiremos adicção como uma doença bio-psico-social. Sendo então uma doença física (bio) que também afeta a mente (psico) e os relacionamentos (social).


Há muito tempo se sabe que pessoas com uma doença adictiva experimentam reações anormais, não somente com o us o do adictivo químico, como também por não usar o químico. Quando várias pessoas pensam sobre a doença adicção pensam somente nos sintomas que ocorrem quando alguém está ativamente envolvido na adicção.

Eles não sabem que existem sintomas que surgem na a bstinência. Estes sintomas baseados na sobriedade podem ser reativados a qualquer tempo durante a recuperação.

Vamos discutir alguns destes sintomas em detalhes no capítulo sobre: Síndrome de Abstinência Demorada. Então discutiremo s técnicas que minimizarão os riscos da S. A.D.

Para entender e prevenir a recaída também é preciso entender o processo da recuperação e o que acontece quando a recuperação não é completa. Chamamos esta de recuperação e ver o que ocorre algumas vezes para bloquear uma recuperação completa.

Existem crenças erradas sobre a recaída que exploraremos com você. Estas crenças podem aumentar o risco das recaídas. Mudar algumas destas crenças permitirá que você mude o comportamento que leva à recaída.

Muitas pessoas pensam em usar adictivos químicos quando pensam em “recaídas”. Certamente o uso de adictivos é recaída.

Mas por pesquisas mais recentes, mais e mais pessoas vêm a perceber que o processo de recaída começa antes de usar a droga de preferência. As pessoas podem tornar-se disfuncionais na sobriedade sem beber ou usar. Podem perder a capacidade de julgamento e comportamento, desenvolver problemas emocionais ou físicos. Ficam disfuncionais na sobriedade antes de usar adictivos ou em vez de usar adictivos.

O processo de recaída vai além da idéia tradicional de recaída com o uso de álcool ou drogas para entender que o processo de recaída incluem atitudes e comportamentos que levam ao uso ativo de adictivos.

O processo de recaída é um movimento à parte de recuperação. Não significa que você precisa atingir um ponto difícil na recuperação ou estar experimentando alguma dor e luta na recuperação para estar recaindo. Significa que, em geral, você não está prestando at enção na sua recuperação e não está fazendo coisas que contribue m para o processo de recuperação, você pode estar movendo-se inconscient emente em direção à recaída. Se você estiver parado na recuperação parc ial, você está com um alto risco de recaída.

Recuperação da doença da adicção começa com a aceitação do fato de que você não pode usar álcool ou drogas alterado ras de humor com segurança. Mas só saber que adictivos químicos são danosos não é o bastante: você precisa parar de usá-los. Não usar a dictivos químicos é abstinência, e isso permite que o processo de recup eração comece. É o meio para um fim - o meio de viver normalmente. Aprender e viver normalmente sem uso de adictivos requer mais que abstinência.

É necessário corrigir os danos físicos, psicológicos e sociais a saúde, causados pela adicção. Também é necessário aprender a viver uma vida saudável e produtiva sem a necessidade de álcool ou outras drogas, ou mesmo de um comportamento adictivo. A pessoa adicta deve aprender a enfrentar a vida de uma maneira não adictiva.

Recaída e recuperação estão intimamente relacionadas. Você não pode experimentar recuperação de adicção sem experimentar uma tendência à recaída. Tendência à recaída é uma parte normal e natural do processo de recuperação. Não tem porque se envergonhar. Precisa m tratar delas abertamente e honestamente, pois senão se tornarão mais fortes. Tendências e recaídas são parecidas com fungos vene nosos. Crescem melhor na escuridão no segredo . A luz do pensamento claro e acurado tendem a matar as tendências à recaída rapidamente.

Quando os sintomas de adicção baseados na sobriedade tornam-se severos demais, a pessoa fica disfuncional embora não beba ou não use. No AA. estes episódios de disfunção são conhecidos como “bebedeira seca”. Neste livro chamamos isto de síndrome da recaída. Quando os sintomas da síndrome da recaída tornam a vida dolorosa demais, muitos alcoólicos preferem beber e usar drogas, para conseguir um alívio temporário da dor. Outros não bebem, mas desenvolvem sérios problemas de vida e de saúde relacionados à síndrome de recaída.

É possível interromper a síndrome da recaída antes que ocorram conseqüências sérias trazendo os sinais de aviso de recaída que você está experimentando conscientemente.

Este é o plano de prevenção de recaída. Na parte final deste livro vamos explicar o plano de prevenção de recaída. Existe também um manual de trabalho disponível para guiar pelo processo e planejar a prevenção de recaída e ajudar a desenvolver um plano de prevenção de recaída a sua maneira.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...