terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dependência e Personalidade


Texto do site Psiqweb:

Dependência e Personalidade

Traços da personalidade vêem de uma matriz de determinantes biológicos, somados a fatores ambientais.
Dependências | Personalidade |

Depois da década de 90, com a atualização dos manuais de classificação psiquiátrica (CID.10 e DSM.IV), todas as crianças, adolescentes e adultos que cronicamente ameaçam, intimidam, agridem e incomodam os outros, bem como aqueles que violam normas sociais recebem um diagnóstico psiquiátrico. As crianças e adolescentes recebem o diagnóstico de um dos Transtornos Disruptivos do Comportamento, enquanto os maiores de 18 anos recebem o diagnóstico de Transtornos Anti-Social da Personalidade.
Quando tentamos relacionar o abuso de substâncias ou dependência química comTranstornos de Personalidade, estamos pensando predominantemente no adolescente, no jovem e/ou no adulto jovem. A classificação correta para os tipos de comportamentos problemáticos, possivelmente decorrentes de Transtornos de Personalidade é:Transtornos Comportamentais Disruptivos. Entre esses estão o Transtorno Desafiador e de Oposição, o Transtorno de Conduta e o Personalidade Psicopática. Todos eles chamados de comportamentos anti-sociais.
Entretanto, conforme veremos aqui, uma consideração muitíssimo importante em relação à dependência química é a Alteração da Personalidade, um diagnóstico quase nuncao considerado e que fará uma brutal diferença no prognóstico dos dependentes. 
Não há dúvida de que as pessoas com Transtorno da Personalidade têm severos problemas no relacionamento social e correm riscos de outros problemas adicionais. A classificação atual de "mau" comportamento usando os diagnósticos do DSM.IV deTranstornos Disruptivos do Comportamento e Transtornos Anti-Social da Personalidade, tem certa dificuldade porque, nos casos decorrentes de Transtorno da Personalidade o prognóstico estaria "fechado", ou seja, com poucas ou nenhuma possibilidades de reversão, mas, nos pouco considerados casos de Alterações da Personalidadeocasionadas pelo uso abusivo de substâncias, o quadro é muitíssimo mais otimista.

Transtorno Disruptivo do Comportamento e Dependência
O termo adicção ainda não é reconhecido oficialmente pela psiquiatria (em português também é um neologismo, existindo o termo adição), mas ele define condutas com características de dependência. Essa noção de dependência química é originalmente aplicada ao uso de substâncias, mas a dependência em si tem sido relacionado ao jogo, televisão, sexo, alimentação, etc. São atividades que podem determinar uma necessidade imperiosa de continuá-las, convertendo-se nas chamadas adicções comportamentais.

Um ponto de partida na classificação e identificação desses comportamentos anti-sociais deveria levar em consideração o importante papel da agressividade mal adaptada ou do "mau" comportamento. Algumas vezes a agressividade não é francamente expressa, por questões de educação, por exemplo. Nesses casos de agressividade velada o que passa a contar é a impulsividade.
Alguns trabalhos sugerem que os traços de agressividade-impulsividade estejam presente em crianças, adolescentes e adultos com Transtornos Disruptivos do Comportamento e com Transtornos Anti-Social da Personalidade, resultando em comportamentos delinqüentes e, principalmente, favorecendo alguma ligação com adependência química.


Os desvios comportamentais com predileção para a agressividade, irritabilidade e oscilações do humor, tal como existem nos Transtornos Comportamentais Disruptivos têm uma forte ligação para o uso de drogas ilícitas.
No DSM-IV estão agrupados o Trastorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade eComportamento Disruptivo em um mesmo capítulo sobre Transtorno Diagnosticados na Infância e Adolescência.

Classifica entre os Transtornos do Comportamento Disruptivo o seguinte:
1 - Transtorno de Conduta e;
2 - Transtorno Desafiador Opositivo


Entre as dependências destacam-se, como paradigma, os chamados Transtornos por Consumo de Substâncias com Dependência, os quais produzem um grupo de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos. Essa dinâmica sintomática faz a pessoa continuar consumindo a substância, apesar da aparição de problemas significativos relacionados com ela. O diagnóstico de dependência de substâncias, segundo critériosDSM IV, pode ser aplicado a toda classe de substâncias, a exceção da cafeína. Auxiliando o diagnóstico de dependência ressalta-se uma necessidade irresistível de consumo, referida em inglês pelo termo craving, ou fissura em portugues, que se observa na maioria dos dependentes.
Entre os critérios de diagnóstico de dependência destacam-se a tolerância e aabstinência, sendo a primeira caracterizada pela perda progressiva dos efeitos obtidos, estimulando assim a necessidade de doses crescentes e, a segunda, pelo quadro clínico de extremo mal estar decorrente da interrupção do uso. Ainda que a tolerância e a abstinência não sejam condições suficientes para diagnosticar a dependência de substâncias, poderão sugerir também que a dependência tem um sólido componente fisiológico ou orgânico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) através do Código Internacional de Doenças (CID-10), preconiza que a dependência química é uma enfermidade incurável e progressiva, apesar de poder ser estacionada pela abstinência. Na CID.10 a dependência é definida como um...
“Conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de uma substância psicoativa, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga, à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas conseqüências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física. A síndrome de dependência pode dizer respeito a uma substância psicoativa específica (por exemplo, o fumo, o álcool ou o diazepam), a uma categoria de substâncias psicoativas (por exemplo, substâncias opiáceas) ou a um conjunto mais vasto de substâncias farmacologicamente diferentes.”
OMS traça também diretrizes para o diagnóstico que deve somente ser feito, casos três ou mais critérios descritos tenham sido preenchidos por algum tempo durante o último ano.
 Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência
1 - Forte desejo ou compulsão para usar a substância.
2 - Dificuldade em controlar o consumo da substância, em termos de início, término e quantidade.
3 - Presença da síndrome de abstinência ou uso da substância para evitar o aparecimento da mesma.
4 - Presença de tolerância, evidenciada pela necessidade de aumentar a quantidade para obter o mesmo efeito anterior.
5 - Abandono progressivo de outros interesses ou prazeres em prol do uso da substância.
6 - Persistência no uso, apesar das diversas conseqüências danosas.
O curso da dependência vária segundo o tipo de substância, a via de administração e outros fatores; mas habitualmente é crônico, com períodos de reagudização e remissão parcial ou total. A investigação indica que, juntamente com os efeitos desejados das substâncias e das características do meio ambiente, existem também fatores constitucionais no indivíduo que facilitam a dependência e que provocam o processo de recaída. Isso corrobora a fórmula sabidamente válida: fenótipo = genótipo + ambiente.
A fórmula acima significa que, para a dependência, seriam necessários a droga, o ambiente e as condições de personalidade do dependente. Assim sendo, para a existência da dependência química se destaca a presença de possíveis outros transtornos psiquiátricos prévios ao início da conduta adictiva. Com esse enfoque seria muito oportuno o considerar que esses pacientes possam ter uma alteração dos sistemas de neurotransmissão-neuromodulacão tanto previamente ao desenvolvimento da drogadicção, como provocados (e agravados), posteriormente, pelas próprias substâncias psicoativas que consumem (Cervila, 1999).
Além dos transtornos por uso de substâncias, modelo dos transtornos adictivos, existe, como já dissemos, outros transtornos conhecidos com o nome de adicções comportamentais. Para alguns autores esses transtornos estão dentro do espectro obsessivo-compulsivo. De fato, em nosso site consta como Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo.
Em todo caso, tanto os mecanismos de reforço cerebral, como os sistemas afetivos, em constante regulação recíproca parecem suficientemente relevantes para estabelecer padrões de conduta alterados em determinadas pessoas e para determinadas circunstâncias. Existem, além disso, potentes fatores etiológicos (biológicos, de aprendizagem, sociais e demográficos) que podem desencadear de forma particular em cada caso e para cada estímulo adictivo.
Entre esta variedade de transtornos de dependência comportamentais, destacam-se a adicção ao trabalho, ao sexo, ao namoro, ao exercício físico, e às compras, entre outras (Soler, 1999). Em alguns pacientes pode dar-se um estado poliadictivo ou de adicções alternantes, como várias adicções conjuntamente ou mais de uma adicção ao longo da vida.
CONTINUE LENDO O TEXTO:


Os Transtornos de Personalidade, todavia, continuam sendo fenômenos confusos para a maioria dos psiquiatras, pois, ainda que os principais sistemas de classificação (CID.10 e DSM.IV) tenham conseguido esclarecer o conceito em boa medida, a situação dos mesmos continua despertando certas dúvidas quanto sua validade nosológica (Girolamo, 1996).
personalidade, como se concebe atualmente, é um padrão complexo de características arraigadas, normalmente inconscientes e difíceis de mudar, que se expressam automaticamente em quase todas as áreas de funcionamento da pessoa. Esses traços, intrínsecos e gerais, surgem de uma matriz de determinantes biológicos e constitucionais, somados à elementos da aprendizagem que, em última instância, conferem à pessoa o padrão de perceber, sentir, enfrentar, comportar e se relacionar com a realidade.
A idéia de Transtorno de Personalidade supõe uma variante mórbida desses traços de caráter, que vão além ou aquém daquilo que normalmente apresenta a maioria das pessoas. Entretanto, só quando esses traços são inflexíveis, desadaptados e causam algum prejuízo funcional significativo, ou algum mal estar subjetivo, é que constituem umTranstorno da Pessoalidade (Milom, 1998). Tem sido evidente o marcante interesse atual pelos Transtornos de Personalidade, depois de muitos anos em que não foram suficientemente valorizados pelos clínicos, tanto como diagnósticos únicos ou como comórbidos a outras alterações (Girolamo, idem).
Os Transtornos de Personalidade e a comorbidade a eles associada, entre elas o muito freqüente consumo de substâncias, formam um terreno onde tanto as neurociências como a psicopatologia têm um grande campo de investigação. Um dos principais pontos dessa investigação tem sido a busca de uma característica adictiva entre os traços da personalidade dos pacientes.
Atualmente, entretanto, não se pode falar de uma personalidade especificamente dependente de substâncias, tomando-se por base os Transtorno de Personalidadeespecíficos e definidos de forma categorial pelo CID.10 e DSM.IV. Nesse sentido, o consumo exagerado de substâncias pode servir até, como a automedicação de certos tipos de personalidade, pretendendo atenuar impulsos agressivos, a disforia, a raiva e depressão. Dessa forma os Transtorno de Personalidade se associam muito mais com a dependência de substâncias que outros diagnósticos psiquiátricos (Koenigs, 1985).


Epidemiologia
A Associação Norte-americana de Psiquiatria refere, no DSM IV, uma prevalência de 3% para os Transtornos de Personalidade em homens e de 1% em mulheres da população geral. Entretanto, essas porcentagens aumentam em populações clínicas, em geral até 30%, podendo chegar em determinados subgrupos populacionais como, por exemplo, entre os dependentes crônicos de substância, até 92% (Dejong, 1993). As diferenças na incidência dos Transtornos de Personalidade entre pacientes dependentes químicos despertaram interesses em se relacionar essas duas condições.

Em pacientes alcoólicos tem-se encontrado porcentagens de 64% de Transtorno de Personalidade, segundo Bernardo (1998). E mais da metade deles tinham no mínimo dois diagnósticos de Transtorno de Personalidade. Ainda quanto ao diagnóstico doTranstorno de Personalidade entre alcoolistas, tem sido mais freqüente o Transtorno Anti-social e o Transtorno Borderline da Pessoalidade (Regier, 1990 e Numberg, 1993).
A associação entre o Transtorno Anti-social da Personalidade e o alcoolismo é a mais estudada. São pacientes com maior gravidade, portadores de dependências mais longas e severas, são mais jovens e com escassas relações afetivas (Powel, 1982; Lewis, 1983 e Cook, 1994).
Com respeito ao Transtorno Borderline da Personalidade, os pacientes apresentam mais freqüentemente transtornos associados ao uso de substâncias ou dependências químicas e tentativas de suicídio (Bernardo, 1998). É de 22% a incidência de Transtorno Borderline da Personalidade entre dependentes de opiáceos (Verheul, 1995). De acordo com o excelente trabalho de Gaspar Matínez, em relação aos dependentes de opiáceos a prevalência de Transtorno de Personalidade oscila entre 35%, segundo Brooner(1997) e 65%, segundo Khantziam (1985).
Os autores parecem concordar sobre o fato do Transtorno Anti-social da Personalidadeser o mais fortemente vinculado com os transtornos por uso de substâncias ou dependência química. Dinwiddle (1992) encontrou uma incidência de 68% desse transtorno entre os dependentes.
Incidência igual encontrou Sonne (1998). Em seu trabalho com dependentes de cocaína houve grande incidência de mais de um tipo de Transtornos de Personalidadediagnosticados na mesma pessoa. Os resultados iniciais mostraram que 68,1% dos pacientes com Dependência Química preenchiam os critérios de Transtornos de Personalidade e os tipos de Transtornos de Personalidade patológica mais encontrados foram: borderline, paranóide e anti-social.
Entretanto, uma curiosidade é a variação dos índices de incidência de Transtorno Anti-social da Personalidade que alguns autores encontram em pacientes adictos que se encontram em tratamento psicoterápico, indo de taxas mais otimista de 15% (Woody, 1984), até 50% (Brooner, 1993; Rounsavile, 1982 e Woody, 1985).
Em relação à associação entre as dependências comportamentais, que são osTranstornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo e o Transtorno por Uso de Substâncias, existe uma importante porcentagem de concordância, assim como entre o alcoolismo e o Jogo Patológico (Saiz, 1992).
 Incidência de Transtornos de Personalidade em Dependentes Químicos
 Autor
 Ano
 %
 Tipo
Rounsavile 
1982 
50 

Transtorno Anti-Social
Wood 
1984 
15 

Transtorno Anti-Social 
Khantziam 
1985 
65 

Transtorno Anti-Social/Paranóide 
Regier 
1990 
52 
Transtorno Anti-Social/Borderline
Dinwiddle 
1992 
68 
Anti-Social/Paranóide/Borderline 
Numberg 
1993 
47 
Transtorno Anti-Social/Borderline 
Brooner
1993 
50
Transtorno Anti-Social
Verheul
1995 
22

Transtorno Borderline 
Brooner
1967
35
não especificado 
Bernardo
1998
64
Transtorno Borderline
Sonne
1998
68
não especificado
 MÉDIA  

45,2
Transtorno Anti-Social/Borderline
A rigor, o transtorno por uso abusivo de substâncias se produz pelo consumo abusivo de uma substância. Mas, tal simplificação não responde a muitas perguntas atuais sobre o problema. O que se pode dizer é que o consumo abusivo de substâncias altera o funcionamento "normal" do indivíduo, e para alguns autores produz até mudanças de personalidade (Alterações de Personalidade).

Alterações da Personalidade do Dependente 
As alterações na personalidade da pessoa dependente são um problema seríssimo.Alterações de Personalidade podem ser confundidas com os Transtornos da Personalidade, que são muito mais graves, definitivos e que não se revertem, enquanto as Alterações da Personalidade são reversíveis depois que o dependente passa um período abstinente. 

Os dependentes costumam obedecer um padrão de personalidade ao longo do tempo de dependência. Existem traços e características de comportamento, relacionamento e percepção da realidade comuns aos dependentes. Isso não quer dizer que eles fiquem todos com a mesma personalidade, mas que, dentro da individualidade de cada um, eles apresentam características comuns uns com os outros. 
As Alterações de Personalidade dos dependentes não aparecem especificamente relacionadas no DSM-IV ou na CID-10. O diagnóstico mais aproximado do DSM-IV é aAlteração da Personalidade Devido a uma Condição Médica Geral (310.1). Segundo o DSM-IV, a característica essencial de uma Alteração da Personalidade Devido a uma Condição Médica Geral é uma perturbação da personalidade que o clínico julga ser devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica geral. A perturbação da personalidade representa uma mudança no padrão prévio de personalidade característico do indivíduo.
Para o diagnóstico de Alteração da Personalidade Devido a uma Condição Médica Geraldeve haver evidências, a partir da história e exames, de que a alteração da personalidade é a conseqüência fisiológica direta de uma condição médica geral. A alteração deve também causar sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes.
É bastante comum as pessoas que conheceram anteriormente o dependente, antes do uso abusivo da droga, estranharem muito suas atitudes e comportamento atuais, achando que essa pessoa agora dependente parece nem ser a mesma conhecida anteriormente. Nos casos onde a abstinência foi conseguida, em se tratando deAlteração da Personalidade e não Transtorno da Personalidade, depois de algum tempo a pessoa volta a manifestar sua personalidade prévia.
Alguns dos sintomas descritos no quadro da Alteração da Personalidade Devido a uma Condição Médica Geral se encaixam perfeitamente nas alterações apresentadas pelos dependentes, tais como instabilidade afetiva, fraco controle dos impulsos, surtos de agressividade ou raiva em nítida desproporção com qualquer estressor psicossocial desencadeante, acentuada apatia, desconfiança ou ideação paranóide.
Sobre as Alterações da Personalidade produzidas por dependência química, o DSM-IV diz o seguinte:
"As alterações da personalidade também podem ocorrer no contexto de uma Dependência de Substância, especialmente no caso de uma dependência de longa duração. O médico deve investigar atentamente a natureza e extensão do uso da substância. Se o profissional deseja indicar um relacionamento etiológico entre a alteração de personalidade e o uso de uma substância, a categoria Sem Outra Especificação pode ser usada para a substância específica (por ex., Transtorno Relacionado à Cocaína Sem Outra Especificação)."
 Principais carcterísticas da Alteração da Personalidade na Dependência Química
Mentiras seguidamente
Desmazelo (pessoal e em seu ambiente)
Irritabilidade e agressividade
Impulsividade
Relaxamento da ética (rouba, etc)
Arrogância e prepotência
Não cumprimento de compromissos
Apatia amotivacional
Desinteresse por tudo que não diz respeito à droga
Instabilidade afetiva
Alteração do padrão do sono
Alteração do padrão alimentar
Quando o dependente passa por um período de abstinência relativamente longo (de 6 a 12 meses) as Alterações na Personalidade desaparecem e a personalidade prévia volta a existir. Diz-se que a pessoa "voltou a ser o que era". Caso haja uma recaída no uso das drogas, as Alterações da Personalidade se manifestam em muito menos tempo que da primeira vez. Isso é tão evidente que na maioria das vezes os familiares do dependente percebem que ele voltou a usar drogas pelas alterações de conduta, comportamento e relacionamento que surgem quase de repente.
É fundamental a questão da comorbidade de Dependência Química e qualquer outra patologia psíquica. A idéia é estabelecermos uma base de conhecimento preditivo, ou seja, preventivamente, para sabermos quais as chances de transtornos emocionais concorrerem para a Dependência Química.
DIFERENÇAS ENTRE ALTERAÇÃO E TRANSTORNO DA PERSONALIDADE
ALTERAÇÃO
TRANSTORNO
É uma mudança no padrão prévio e característico do indivíduo
Padrão permanente e atrelado profundamente à pessoa.
Início em qualquer época
Início na infância/Adolescência
Detecta-se a causa (drogas, AVC, etc)
Sem causa aparente
Na maioria, a pessoa ESTÁ assim (reversível*)
A pessoa sempre É assim (irreversível)
Tipo Paranóide
Tipo Agressivo
Tipo Instável
Tipo Desinibido
Tipo Apático
Tipo Sociopata
Tipo Paranóide
Tipo Esquizóide
Tipo Explosivo
Tipo Histriônico
Tipo Ansioso
Tipo Anti-Social (Sociopata)

O Problema da ComorbidadeA comorbidade se refere a um tipo de pacientes que apresenta mais de um diagnóstico psiquiátricos simultaneamente. Há nítida relação entre os Transtornos por Uso de Substâncias (onde se inclui a dependência) e alguns dos Transtornos do Controle dos Impulsos e Transtornos da Pessoalidade. Essa associação de diagnósticos supõe a existência de algumas possibilidades:
1º) Associação fortuita e aleatória, onde a pessoa sofreria simultaneamente dois transtornos;
2º) Associação por superposicão, onde uma mesma vulnerabilidade constitucional resultaria em mais de um transtorno. É o que acontece, por exemplo, com o Transtorno Evitativo de Personalidade comumente afetando a pessoa com Transtorno por Ansiedade Fóbica;
3º) Associação redutiva, onde transtornos diferentes e com distintas fisiopatologias poderiam ter sintomas compartilhados. É o que acontece, por exemplo, com o Transtorno Esquizotímico de Personalidade e o Transtorno Borderline de Personalidade.
4º) Associação espectral, quando transtornos com a mesma origem diferem apenas numa expressão sintomática, como por exemplo, o Transtorno de Personalidade Esquizotímica e Esquizofrenia.
5º) Associação por predisposição, quando a presença de um transtorno predispõe a pessoa a sofrer de outro transtorno diferente, como por exemplo, Personalidade Dependente e os Episódios de Depressão Maior.
Segundo Claudia Lopes Evandro Coutinho (1999), além dos Transtornos de Personalidade, estudos realizados em diferentes partes do mundo têm mostrado existir uma associação importante também entre o uso de drogas e outros transtornos psiquiátricos, particularmente a depressão (Kashani, 1985; Rounsaville, 1991; Lopes, 1991). Isso não quer dizer que entre deprimidos existam muitos dependentes químicos, mas sim em sentido contrário, ou seja, entre os dependentes químicos existem muitos transtornos psiquiátricos, particularmente a depressão.  
Entretanto, a dificuldade em se estabelecer os fatores de risco psiquiátricos para abuso de drogas é determinar a precisa relação causa-efeito-conseqüência entre as drogas e o transtorno emocional. Muitas drogas têm como conseqüência de seu uso repetido, o aparecimento de sintomatologia característica da síndrome depressiva. Por outro lado, vários autores sugerem que o uso de drogas pode significar uma resposta à própria depressão (Deykin, 1987; Christie, 1988).
No caso do abuso de cocaína isso pode ser verdadeiro, já que se trata de uma droga que possui notáveis efeitos antidepressivos, o que poderia levar ao seu uso e conseqüente abuso como um arremedo de automedicação. Por outro lado, são comuns sintomas depressivos como conseqüência do uso abusivo dessa mesma droga ou mesmo como conseqüência de sua falta (abstinência).

Impulso e Agressão do Dependente Químico

Glover (1932) foi um dos pioneiros em destacar o papel dos impulsos agressivos no abuso de substâncias (Galanter, 1997). Neste sentido, o consumo de algumas drogas eliminaria os impulsos agressivos e a disforia dos sujeitos com problemas de personalidade, melhorando a ira, a agressividade e os sentimentos depressivos (Craig, 1979; Khantziam, 1985). Por outro lado, a dependência pode acabar ocasionando, com o tempo, uma Alteração da Personalidade, onde a impulsividade e agressividade têm papel muito relevante. 

A impulsividade pode ser o substrato comum de diferentes transtornos emocionais, tais como, nas Dependências Qumicas, Transtornos da Alimentação, Transtornos do Controle dos Impulsos, Transtornos da Personalidade e outros. O termo impulso, de origem psicodinâmica, manifesta a disposição imperiosa da pessoa atuar de forma a diminuir uma tensão.
Na dinâmica do consumo da droga existe uma relação binária vontade-personalidade que se conceitua através de dois modelos; primeiramente, o modelo baseado na evitação dos efeitos muito desagradáveis da abstinência. Em segundo, o modelo baseado nosefeitos agradáveis associados ao consumo da droga. Ambos modelos compartilham impulsos básicos comuns; a vocação do ser humano para a busca do prazer e para a fuga da dor.

Os Transtornos do Controle dos Impulsos formam um grupo diagnóstico heterogêneo com uma característica comum; a sensação de tensão orientada para a busca ao prazer, a gratificação ou a liberação. Todos esses transtornos têm como base comum uma fragilidade da vontade (volição), resultando em um sintoma impulsivo intenso e mal adaptado ao qual a pessoa não sabe resistir.
No DSM-IV, entre os Transtorno do Controle dos Impulsos está o Transtorno Explosivo Intermitente. Atualmente acrescentam-se outros quadros, tais como:
     Tricotilomania (arrancar cabelos)
     Transtorno de Tique
     Síndrome de Toureute
     Sexo Compulsivo
     Jogo Compulsivo
     Piromania
     Compulsão para Compras
     Compulsão à Internet

A relação entre o controle dos impulsos e os Transtorno de Personalidade é tão estreita que, durante muito tempo, os dois sistemas teóricos de classificação (CID.10 e DSM.IV), citavam a perda do controle dos impulsos como a primeira, de uma série de características, necessárias para classificar a gravidade do Transtorno de Personalidade (Milom, 1998).
Uma outra comorbidade com os Transtorno Anti-Social e Transtorno Borderline é a labilidade de humor (do normal à irritabilidade e não da euforia à depressão). A agressividade impulsiva, freqüentemente associada à labilidade do humor pode ter, como conseqüência, uma síndrome associada a comportamento anti-social e, dentro dela, adependência química.
Finalizando, foi muito importante termos visto aqui a relação de dependência química com as Alterações da Personalidade, um diagnóstico quase nuncao considerado e que fará uma brutal diferença no prognóstico dos dependentes. tNos casos de associação da dependência química com Transtorno da Personalidade o prognóstico estaria "fechado", ou seja, com poucas ou nenhuma possibilidades de reversão, mas, nos pouco considerados casos de Alterações da Personalidadeocasionadas pelo uso abusivo de substâncias, o quadro é muitíssimo mais otimista.
Também enfatizamos o fato das pessoas com Transtorno da Personalidade terem severos problemas no relacionamento social e correrem riscos de outros problemas adicionais. Ressaltamos que a classificação atual de "mau" comportamento pode se basear nos diagnósticos do DSM.IV de Transtornos Disruptivos do Comportamento eTranstornos Anti-Social da Personalidade, ambos facilitadores de comorbidade comdependência química.


para referir:
Ballone GJ - Drogadicção e Personalidade - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2008.




Base da Bibliografia

Almaes R, Torgensem S - The relationship betweem DSM III Symptom disorders (AXIS I) ande pessoality disorders (AXIS II) im am outpatient populatiom. Acta Psychiatr. Scande 1998; 78: 485-92.

Arias F, Ochoa E, López-Ibor JJ - Trastornos de personalidade em dependientes de opiáceos em tratamiento com naltrexona. Psiquiatria Biológica 1996; 3:45-52.

Arranz B, Sam L - Dependência de alcohol e sistema serotoninérgico: implicações terapéuticas. Mede Clim 1997; 109: 599-605.

Bernardo M, Roca M - Trastornos da personalidade. Evaluação e tratamiento. Perspectiva psicobiológica. Barcelona: Masson; 1998: 175.

Brooner RK, Herbst JH, Schmidt CW, Bigelow GE, Costa PT - Antisocial pessoality disorder among drug abusers. Relations to other pessoality diagnoses ande the five-factor model of pessoality. J Nerv Ment Dis 1993; 181:313-319.

Brooner RK, King VL, Kidorf M, Schmidt CW, Bigelow GE - Psychiatric ande substance use comorbidity among treatment-seeking opioide abusers. Arch Gem Psychiatry 1997; 54: 71-80.

CarrascoJL, Diaz M - Ubicação nosológica dos transtornos do controle de impulsos. Aula Médica Psiquiatria 1999; 1(1):15-25.

Cervera G, Valderrama JC, Bolinches F, Martínez J - Pauta de desintoxicação frente a estabilização e mantenimiento com metadona em adictos a opiáceos com transtornos da personalidade. Psiquiatr Biol 1997; 4:181-6.

Cervera Martínez G - Adicciones y trastornos de la personalidad. I Congreso Virtual de Psiquiatria, Fevereiro - 2000.

Cervila J, Gracia Ribera C - Fundamentos biológicos em psiquiatria. Barcelona: Masson; 1999: 398.

Christie KA, Burke JDJ, Regier DA, Rae DS, Boyd JH, Locke BZ - Epidemiologic evidence for early onset of mental disorders and higher risk of drug abuse in young adults. Am J Psychiatry 1988;145:971-5.

Cook BL, Winokur G, Fowler RC, Liskow BI - Classificatiom of alcoholism with reference to comorbidity. Compr Psychiatry 1994; 35:165-70.

Craig RJ - Personality characteristic of heroim addicts: Areview of the empirical literature with critique -part II. Int J Addict 1979; 14:607-626.

Dejong CA, Vam Dem Brink W, Hartevelde FM, Vam Der Wielem EG - Personality disorders im alcoholics ande drug addicts. Compr Psychiatry 1993; 34: 87-94

Deykin EY, Levy JC, Wells V - Adolescent depression, alcohol, and drug abuse. Am J Public Health 1987;22:178-82.

Dinwiddle SH, Reich T, Cloninger CR - Psychiatric ande suicidality among intravenous drug users. J Clim Psuchiatry 1992; 53:364-369

Dulit RA, Fyer MR, Haas GL, Sulivam T, Frances AJ - Substance use im borderline pessoality disoder. Am J Psychiatry 1990;147:1002-1007.

Galanter M, Kleber H - Tratamiento dos transtornos por abuso de substâncias. Barcelona: Masson; 1997:490.

Girolamo G de, Reich JH - Epidemiologia dos Trastornos mentais e dos problemas psicosociales: Trastornos da personalidade. Organização Mundial da Salud: Meditor; 1996: 67.

Gracia A, Esquiaga E - Psicopatologia asociada ao consumo de drogas. Actas Luso Esp Neurol Psiquitr 1992; 20:175-87.

Kashani JH, Keller MB, Solomon N, Reid JC, Mazzola D - Double depression in adolescent substance users. J Affect Dis 1985;8:153-7.

Khantziam EJ, Treece C - DSM-III psychiatric diagnosis of narcotic addicts. Recent findings. Arch Gem Psychiatry 1985; 42:1067-1071

Khantziam EJ - The self-medicatiom hypothesis of addictive disorders: focus om heroim ande cocaine dependence. Am J Psychiatry 1985; 142:1259-1264.

Koenigs Gerg HW, Kaplam RD, Gilmore MM, Cooper AM - The relationship betweem syndrome ande pessoality disorder im DSM-III: experience with 2462 patients. Am J Psychiatry 1985; 142: 207-12

Lewis CE, Rice J, Helzer JE - Diagnostic interations. Alcoholism and antisocial pessoality. J Nerv Ment Dis 1983, 171 (Cervila, 1998): 105-111.

Limbeek JV, Wouters L, Kaplam CD, Geerlings PJ, Alem VV - Prevalence of psychopathology im drug-addictede Dutch. J Subst Abuse Treat 1992; 9:43-52.

Lopes CS, Coutinho ESF - Transtornos mentais como fatores de risco para o desenvolvimento de abuso/dependência de cocaína: estudo caso-controle, Rev. Saúde Pública v.33 n.5 São Paulo out. 1999.

Lopes CS, Mari JJ, Szwarcwald CL - Morbidade psiquiátrica em pacientes usuários de drogas. Rev ABP-APAL 1991;13:161-9.

Massom BJ - Dossing issues im the pharmacotherapy of alcoholism. Alcohol Clim Exp res 1996; 20:supl:10A-16A.

Medina A, Moreno MJ - Trastornos da personalidade. Um estudio médico filosófico. Cordoba: Novartis; 1998:356.

Milom T, Dawis RD - Trastornos da personalidade. Más ala do DSM IV. Barcelona: Masson; 1998: 853.

Numberg HG, Rifkim A, Doddi A - A systematic assessement of the comorbidity of DSM III-R pessoality disorders im alcoholic outpatiens. Compr. Psythiatric 1993; 34: 447-54.

Powel BJ, Pewick EC, Othmer DE, Bingham SF, Rice AS - Prevalence of additional psychiatric syndromes among male alcoholics. J Clim Psychiatry 1982: 43: 404-7.

Rounsavile BJ, Antom SF, Carrol K, Budde D, Prusoff BA, Gawim F - Psychiatric diagnoses of treatment-seeking cocaine abusers. Arch Gem Psychiatry 1991; 48:43-51.

Rounsavile BJ, Weissmam MM, Kleber H, Wilber C - Heterogeneity of psychiatric diagnosis im treatede opiate addicts. Arch Gem Psychiatry 1982; 39:161-166.

Rounsaville BJ, Anton SF, Carrol K, Budde D, Prusoff BA, Gawin F - Psychiatric diagnosis of treatment-seeking cocaine abusers. Arch Gen Psychiatry 1991;48:43-51.

Rubio G, Pérez P - Indicadores biológicos da repetição da conduta suicida nos transtornos depresivos: perspectivas psicoterapeuticas. Farmacologia S.N.C. 1994; 8:4-17.

Saiz J, Moreno I, Lopez Ibor JJ - Ludopatia: Estudio clínico e psicoterapéutico-evolutivo de um grupo de jugadores patológicos. Actas Luso-Españolas de Neurol Psiquiatria 1992;20(4):189-197.

Soler P, Gascom J - Recomendações terapéuticas nos transtornos mentais. Barcelona: Masson; 1999: 448.

Sonne SC, Brady KT - Diagnosis of Personality Disorders in Cocaine-Dependent Individuals, Am J Addict 1998; 7:1-6, disponível em http://www.psicosite.com.br/
pesq/resen/per4-98.html

Vam Praag HM - Serotoninergic mechanims ande suicidal behavior. Psychiatr Psychobiol 1998; 3:335-346.

Verheul R, Vam dem Brik W, Hartgers C - Prevalence of pessoality disorders among alcoholics ande drug addicts: am overview. Eur Addict Res 1995; 1:166-177.

Widiger TA, Frances A, Spitzer RL, Wiliams JBW - The DSM-III-R pessoality disorders: Am overview. Am J Psychiatry 1988, 145:786-795.

Woody GE, McLelam AT, Luborsky L e cols - Severity of psychiatric symptoms as a predictor of benefits from psychotherapy: The veterans administration - Penm study. Am J Psychiatry 1984; 141:1172-1177.

Woody GE, McLelam AT, Luborsky L, O Briem CP - Sociopathy ande psychotherapy outcome. Arch Gem Psychiatry 1985; 42: 1081-1086.

Fonte e crédito: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=224 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...