sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Espíritas: É possível uma cura espiritual para um dependente de drogas?

Ana Luiza escreveu pedindo ajuda aos espíritas:

"Tenho um primo, atualmente com 31 anos, que desde os seus 15 anos, está envolvido com drogas. Começou com drogas leves e atualmente está morrendo aos poucos, com o craque. A vida da família dele está se destruindo. Ele está no ponto de roubar materiais da loja da própria família. A mãe dele (minha tia), não sabe mais o que fazer e a quem apelar, pois essa agonia e tormento, não tem fim. E a situação piora a cada dia que passa. Rezar não está funcionando. Ele já foi internado algumas poucas vezes, porém, não trouxe nenhum benefício. Gostaria de saber se alguém conhece algum caso assim e se houve reparação. Seria possível alguma cura espiritual, através de casas espíritas? "

Obteve as seguintes respostas de ula-Flor:

Olá! 
Ana Luiza, minha querida! 
As drogas tem sido muito estudada entre nós espíritas. Existem varias casas espíritas que dão assistência não só aos drogados, mas, tbm as famílias. O que acontece é que se a pessoa não quiser ser ajudada, o tratamento direcionado a ele, não surtirá efeito. Pq ele mesmo vai sair a procura de drogas. As orações feitas por ele são ouvidas sim, e respondidas pelos mentores espirituais em forma de consolo. Vou te relatar um fato que acontece com uma pessoa amiga! 

O jovem, procurava todo tipo de droga, por anos seguidos. A família ia em busca de auxilio em nossa casa de caridade. Atendíamos e por aquela noite o jovem ia p/ casa e dormia bem. Logo ao amanhecer ia ele em busca de mais estimulantes. Demos atendimento a família que hoje faz parte de nosso grupo socorrista. Entretanto, o jovem em questão lesou seu cérebro e está internado em clinica psiquiátrica, sem condições de alta, em tempo algum. Virou um vegetal após uma convulsão não retornando mais ao mundo real. Vc me diria que as orações não foram ouvidas? 

A família se reestruturou e vivem felizes com seu filho, dando-lhe toda assistência e amparo que a situação requer. 

O livre arbítrio dele o levou a essa situação. Precisará de voltar e refazer as lições novamente. Agora só nos resta pedir aos bons espíritos que os amparem nas lutas vindouras. 

Paz, que Jesus olhe por sua tia e família.

                                                                        ******
Resposta de Messias:

Olá Prezada Amiga Ana Luiza, 

Depois de começar a formular uma resposta, vi que a amiga Sula-Flor já respondeu com excelência, detalhando também um belo trabalho que vem fazendo. Então, por favor, leve minhas palavras apenas como acréscimo, na esperança de algo lhe ser útil. 

Sim, é possível!!! 

Mas a situação é complicada ao se analisar o que seria a “cura” neste caso, que consiste em seu primo mudar o ponto de vista sobre os prazeres da vida. A Espiritualidade ajuda, inspirando os bens morais, mas do outro lado existem também irmãos desencarnados também voltados aos vícios, que se aproveitam de seu primo, são os chamados “vampiros” que sugam o tóxico em sua emanação deletéria. 

São exatamente nestes casos que mais fazemos o uso de nosso livre arbítrio, escolhendo nossas companhias por plena sintonia, derivada da atual visão da vida, curtindo os ilusórios prazeres imediatos, que no fundo são verdadeiras desgraças. 

A cura pode ocorrer, mas não pode ser em um trabalho unilateral, tem de ser mútuo, seu primo em primeiro lugar deve desejar mudar, para então entrar no processo de conscientização. Acima de tudo, ele tem de querer, reconhecer suas fraquezas e buscar se emendar. 

Qualquer cura espiritual, seja através de cirurgias, mesmo que físicas, é antes de tudo uma cura íntima, uma mudança de encarar a vida. 

Tem uma passagem do Espírito Vianney cura D’ars, no Evangelho segundo o Espiritismo, que traduz muito bem a situação: 

"Meu Pai, cura-me, mas faze que minha alma enferma se cure antes que o meu corpo; que a minha carne seja castigada, se necessário, para que minha alma se eleve ao teu seio, com a brancura que possuía quando a criaste." (Evangelho Segundo o Espiritismo, item 20 do capítulo VIII – Allan Kardec) 

Há uma passagem onde Jesus disse: “Bater-vos-á a porta, e ela se vos abrirá”, ou seja, é necessário que a pessoa tome atitudes, primeiramente no sentido realmente querer mudar, e assim estará mais aberto ao auxílio espiritual. 

Vale a pena dar uma lida nestas questões de O Livro dos Espíritos:. 

909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? 
“Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!” 

910. Pode o homem achar nos Espíritos eficaz assistência para triunfar de suas paixões? 
“Se o pedir a Deus e ao seu bom gênio, com sinceridade, os bons Espíritos lhe virão certamente em auxílio, porquanto é essa a missão deles.” (459) 

911. Não haverá paixões tão vivas e irresistíveis, que a vontade seja impotente para dominá-las? 
“Há muitas pessoas que dizem: Quero, mas a vontade só lhes está nos lábios. Querem, porém muito satisfeitas ficam que não seja como “querem”. Quando o homem crê que não pode vencer as suas paixões, é que seu Espírito se compraz nelas, em consequência da sua inferioridade. Compreende a sua natureza espiritual aquele que as procura reprimir. Vencê-las é, para ele, uma vitória do Espírito sobre a matéria.” 

912. Qual o meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea? 
“Praticar a abnegação.” (O Livro dos Espíritos – Allan Kardec) 

Sendo o vício do craque degradante, com sérias consequências íntimas, em um suicídio indireto, creio válida até mesmo a medida de internação, abstinência temporária forçada, junto à psiquiatria, e também oferecendo (não impondo) os estudos espíritas, buscando uma maior conscientização sobre os valores da vida. 

Um Forte Abraço, Paz e Luz!!!

Fonte: yahoo respostas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

soporhoje10@gmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...